Vamos fazer o bem? 6 ações sociais para realizar nas empresas

 6 ações sociais para realizar nas empresas

Ações sociais nas empresas são vantajosas para a autoestima dos colaboradores e para a produtividade da equipe. Talvez você não saiba, mas em um mundo cada vez mais politicamente ativo, transformações internas podem fazer com que o seu empreendimento se destaque da concorrência e consiga, por meio de projetos, alcançar milhares de pessoas.

A responsabilidade social traz benefícios que podem ser vistos no papel: doações a ONGs, por exemplo, servem para abater uma porcentagem no seu Imposto de Renda e agregam valor à marca, além de serem uma ótima maneira de manter os funcionários engajados e ativos.

Conheça algumas ações sociais para empresas que você pode implementar no seu negócio quanto antes e veja quais delas mais se adequam ao seu empreendimento.

1. Campanhas de voluntariado

As campanhas de voluntariado são uma das maneiras mais tradicionais de dar um retorno à comunidade. Elas podem envolver tanto a oferta de um número específico de horas de trabalho para a população, fazendo aquilo que os seus colaboradores são especialistas em fazer, ou se tratarem de ações alheias ao expediente.

Levar uma equipe para passar um dia em um asilo ou orfanato, ajudando as crianças e idosos com atividades cotidianas, por exemplo, ou dedicar 40 horas mensais para um projeto de uma ONG são maneiras simples de participar do voluntariado. Esse engajamento tem excelente aceitação entre os funcionários, que se sentem felizes por contribuir, além de ser uma maneira de aproximar o seu empreendimento da comunidade.

2. Atividades recreativas para o público

Tem espaço na sua empresa e as instalações conseguem acomodar muitas pessoas? Então, é hora de utilizar isso para o bem. Oferecer o local para atividades recreativas comunitárias nos fins de semana e feriados é uma das ações sociais nas empresas mais interessantes e menos onerosas.

Elas podem ser destinadas, por exemplo, à apresentação de eventos culturais regionais feitos por organizações que não possuem instalações próprias ou para armazenar doações feitas por pessoas físicas e outros negócios da sua área. Tornar sua empresa um “posto de coleta” ou permitir que os espaços sejam usados para abrigar reuniões como as dos Alcoólicos Anônimos é uma boa forma de começar.

3. Segurança no trabalho

Nem todas as ações sociais nas empresas precisam ser voltadas para o público externo. Uma iniciativa que faz grande diferença nos resultados da organização é estabelecer os dias de segurança no trabalho. Essas datas, voltadas para educar os colaboradores sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) são uma excelente oportunidade de capacitação, evitando futuros acidentes e prejuízos para o negócio.

Dias de segurança no trabalho também podem ser utilizados para tirar dúvidas frequentes dos seus colaboradores sobre as tarefas que executam e trazer as famílias deles para dentro da empresa, com ações especiais voltadas para as crianças e adolescentes.

A distribuição de brindes, cartilhas e outros materiais informativos, além da inclusão daqueles que não trabalham na organização fazem dessa ação social uma grande oportunidade de retorno à comunidade.

4. Ações de responsabilidade ambiental

Ainda falando em ações que podem ser realizadas com o público interno, não podemos deixar de citar as de responsabilidade ambiental, voltadas para educar e informar os seus colaboradores sobre como o consumo de insumos comuns no escritório, a exemplo de copos descartáveis e papel, têm um impacto no Meio Ambiente. Elas são uma chance para conscientizar todos os trabalhadores de suas obrigações enquanto cidadãos.

Essas ações ficam mais criativas com a presença de ambientalistas, que podem instruir os funcionários a respeito de atitudes negativas tomadas diariamente, como o desperdício de materiais. Além disso, conseguem encenar dinâmicas para mostrar, na prática, o quanto elas são nocivas.

Copos, canecas e garrafinhas retornáveis, blocos feitos com material reutilizável e a instalação de lixeiras que separam os reciclados podem ser todas feitas nesses dias para promover mudanças reais na organização. A distribuição de brindes e material informativo para tornar o espaço de trabalho mais verde também é válida.

5. Biblioteca comunitária

A sua empresa tem uma biblioteca? Muitas organizações vêm investindo na compra e armazenamento de material de leitura para os seus colaboradores, sendo eles livros sobre a área em que atuam ou não. Vamos começar a própria coleção?

Bibliotecas corporativas podem funcionar em prol da comunidade em uma ação social simples e de alto impacto. Abrindo o espaço da empresa para visitantes emprestarem e trocarem livros ali, você inclui a população no dia a dia da organização e proporciona interações valiosas entre funcionários e os moradores da região.

Não sabe como começar uma biblioteca comunitária? Realize campanhas de doação de livros entre os funcionários. Por uma semana eles podem entregar um exemplar que já não consideram úteis, para serem catalogados e armazenados no local de trabalho, podendo ser consultados por todos com acesso ao ambiente.

Outra opção é um cantinho de leitura. A instalação de um sofá e luminárias em um espaço pouco utilizado da empresa, talvez o mesmo usado para armazenar os novos livros da biblioteca, é uma ação social bem interessante.

6. Doações para instituições de caridade

A ideia da doação de livros para uma biblioteca interna é bacana, mas já pensou em expandi-la visando outros itens que podem fazer a vida do próximo melhor? No frio, a campanha do agasalho é uma ótima maneira de dar início às ações sociais nas empresas, mas o propósito não precisa parar por aí.

Alimentos não perecíveis, itens eletrônicos e de tecnologia que seus colaboradores não utilizam mais são todas ideias de campanhas sociais, podendo ser estabelecidas em pouco tempo. Tudo isso pode parecer ter pouco valor, mas há escolas e organizações em todo o país que fazem bom uso desses itens. Assim, ajude a reciclar e distribuir os materiais para quem precisa.

Antes de começar qualquer uma dessas ações sociais nas empresas, lembre-se: é preciso fazer uma ampla pesquisa e avaliar quais instituições mais próximas de você precisam de ajuda e como elas podem ser ajudadas. Conversar com os gestores desses locais dará uma percepção mais clara de suas demandas e permitirá que as horas e recursos investidos pelo seu empreendimento sejam bem utilizados.

Cabe ao departamento de Recursos Humanos incentivar a responsabilidade social como maneira de engajar os colaboradores. Oferecer horas de folga e outros mimos que possam cativá-los em um primeiro momento é uma alternativa para fazer com que o trabalho se torne ainda mais atraente.

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