Carreira em W: quais seus objetivos e como implementar?

A carreira em W tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações. Nesse formato de plano de carreira, o profissional pode atuar como especialista técnico e também como líder, permitindo que ele saia das hierarquias engessadas para colocar em prática no dia a dia todo o seu potencial.

Com isso, o colaborador pode crescer dentro da organização, trocando de cargos tanto de modo vertical como horizontal. Mas essa evolução não é possível dentro de uma mesma área e não acontece de forma linear.

Quer saber mais sobre a carreira em W, quais seus objetivos e como implementar nas empresas? Continue a leitura!

O que é carreira em W?

Para você entender o que é a carreira em W, primeiramente você precisa conhecer a carreira em Y. Nesse formato, um profissional segue evoluindo na empresa até que chegue a um cargo de liderança ou de especialista. Logo, na carreira em Y, existem apenas duas possibilidades: liderança ou especialização.

Dentro desse formato, muitos profissionais se sentiam desmotivados, pois desejavam atuar nas suas áreas técnicas fazendo um pouco de tudo: liderar, atuar de forma prática e também estratégica.

Quando as organizações perceberam esse interesse do colaborador em ser um profissional mais dinâmico, surgiu a carreira em W. Nesse modelo, um funcionário pode atuar como um profissional “mão na massa”, guiando seus subordinados, e assumindo funções táticas e operacionais, adicionalmente.

Ou seja, nesse formato, o profissional passa a ser multifuncional, à medida que assume uma posição de comando e, ao mesmo tempo, passa a se especializar em certa área.

Como exemplo, podemos citar o gerente de projetos. Ele está à frente de um grupo de trabalho temporário e, ainda assim, tem de ser especialista na função para garantir a entrega dos resultados por meio da condução do grupo.

A carreira em W considera que os especialistas são cada vez mais necessários dentro das companhias dos mais diversos segmentos e tamanhos. Contudo, é preciso que essas pessoas conheçam como funciona uma empresa de modo amplo.

É fundamental que tenham conhecimento da parte técnica, mas é indispensável que também sejam capazes de atuar como tomadores de decisão.

A carreira em W tem dois caminhos a serem percorridos: especialista técnico e gerencial.

Para tanto, o plano de carreira em W é composto por vários elementos que asseguram mais dinamismo e flexibilidade aos talentos de uma empresa. Esses fatores dependerão das especificidades da área de atuação do profissional, mas podem ser facilitados com a orientação do setor de RH.

Quais as vantagens do plano de carreira em W?

As empresas têm muito a ganhar ao investir nessa proposta, já que esses talentos têm uma visão ampla e sistêmica de todos os processos da organização.

Resumindo: eles conhecem as funções técnicas, mas também possuem as ferramentas para atuarem como líderes, a exemplo da empatia e do bom relacionamento com todos.

A soma dessas competências torna o processo mais completo e capaz de satisfazer demandas não previstas.

Diante de todo esse cenário, é dever dos profissionais de RH identificar traços de perfil de candidatos e colaboradores, a fim de colocar em evidência qual tipo de carreira cada profissional seguirá dentro da instituição – carreira em W ou em Y.

Na sequência, listamos para você as principais vantagens do plano de carreira em W. São elas:

  • aumento da satisfação e motivação do colaborador no trabalho;
  • crescimento da produtividade;
  • evolução dos cargos;
  • flexibilidade;
  • visão sistêmica da carreira;
  • melhorias nas relações interpessoais.

Com tudo isso, a companhia consegue atrair e reter mais talentos.

Como fazer a implementação da carreira em W na empresa?

A implementação da carreira em W é responsabilidade do RH. Veja como fazer a seguir!

Verifique o perfil dos profissionais

O passo inicial para efetivar a carreira em W dentro da organização é conhecer profundamente o time de trabalho, verificando se esse formato está alinhado com o perfil dos profissionais.

As reações a essa metodologia podem ser as mais diferentes, por isso é muito importante fazer um esforço para dialogar abertamente com o time, testando o que funciona e o que não terá efetividade para a realidade desses profissionais.

Implemente o novo plano de carreira

Verificado que o plano de carreira em W é efetivo para a sua organização, você deve abandonar o tradicional – aquele em que o colaborador segue sempre na mesma linha – para efetivar a carreira em W.

As pessoas devem perceber que elas poderão ter novas experiências, terão a chance de ocupar novos cargos e também assumir novos papéis na organização. Com isso, elas ganharão uma visão macro do negócio, o que é bom para elas e também para a empresa.

Integre o plano à cultura organizacional

Para uma maior aderência à carreira em W, integre essa metodologia à cultura organizacional. Isso é importante para que todos “comprem a ideia” e se sintam à vontade para transitar entre as áreas e funções.

Mostre que existem outras possibilidades ao seguir a mesma carreira e que não é necessário permanecer no cargo de especialista ou líder, sendo possível assumir as duas funções ao mesmo tempo. Para tanto, todos terão de usar as suas habilidades e seus conhecimentos em prol do desenvolvimento da empresa.

Como vimos ao longo deste artigo, para que os seus funcionários se sintam preparados para assumir posições importantes e se desenvolvam com a carreira em W, será necessário investir no aperfeiçoamento de várias habilidades, no domínio de ferramentas de liderança e tomada de decisão, além da competência técnica.

Nesse cenário, para a efetividade das ações, o colaborador deve ter um perfil versátil, de forma que as suas habilidades atendam aos desafios profissionais apresentados. Contudo, pode haver profissionais que não terão interesse nessa estratégia, e a decisão deles precisa ser respeitada.

No contexto geral, os resultados da carreira em W são muito positivos, e a organização passa a atrair funcionários flexíveis e versáteis, capazes de elevar os resultados da companhia.

Se você gostou deste artigo sobre carreira em W, quais seus objetivos e como implementar, confira também este sobre avaliação de desempenho.

Deixe seu comentário!