Como promover a satisfação dos colaboradores? Descubra agora mesmo!

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Funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, de acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia. Por isso, as empresas mais inteligentes já perceberam que a satisfação dos colaboradores é fundamental para garantir o crescimento das organizações.
Na contramão, empresas que ignoram essa realidade tendem a amargar prejuízos com o alto índice de rotatividade, absenteísmo (ausência do trabalho) e presenteísmo (quando a pessoa vai trabalhar, mas não produz).
Ao longo deste artigo, você vai descobrir como promover a satisfação dos colaboradores. Acompanhe!

Como promover a satisfação dos colaboradores?

Para conquistar a satisfação dos colaboradores, uma série de ações pode ser tomada no dia a dia da organização. Em primeiro lugar, é preciso garantir um clima organizacional positivo e também o comprometimento das lideranças com as ações envolvendo a satisfação dos funcionários. Ainda, a boa alocação também é uma grande responsável por satisfazer os colaboradores. Conseguir colocar a pessoa certa no cargo e função certos faz com que o talento se sinta ainda mais motivado a fazer seu trabalho da melhor forma. Feito isso, é importante seguir os passos abaixo!

Promova ações de reconhecimento

As pessoas gostam de ser reconhecidas pelos seus esforços. Para aumentar a satisfação no trabalho, é importante incentivar ações de reconhecimento, como homenagear os colaboradores pelos anos de prestação de serviços à empresa, fazer reconhecimentos públicos por uma tarefa bem feita ou pelo comprometimento diferenciado nas atividades do dia a dia.

A vivência dos valores da empresa também pode ser uma forma de reconhecer o funcionário, e, para isso, a empresa pode recompensar com placas de homenagens ou mesmo com algo mais simbólico, como um broche. Apesar disso, é essencial saber que o reconhecimento é individual, ou seja, é indispensável descobrir o que satisfaz e motiva cada colaborador em especial, afinal, pessoas são indivíduos e sentem as emoções de formas diferentes e únicas. Hoje, já existem tecnologias que auxiliam nesse processo de identificação das motivações pessoais e tornam a mensuração mais fácil e rápida.

Além disso, os reconhecimentos financeiros para o atingimento de metas também são importantes para elevar a satisfação dos funcionários.

Desenvolva um plano de carreira

Os profissionais precisam ter em mente qual o caminho trilhar para alcançar os cargos almejados dentro das organizações. Por isso, o plano de carreira é tão importante, pois ele serve como um “norte” do que o profissional precisa fazer para chegar ao estágio desejado. Contudo, é preciso garantir que o plano de carreira realmente funcione, pois, do contrário, pode gerar expectativas que não serão consolidadas, gerando impactos negativos na motivação e, consequentemente, na satisfação dos funcionários.

Invista em uma boa comunicação interna

Uma comunicação aberta e alinhada com os objetivos organizacionais é fundamental para elevar a satisfação dos funcionários. Para isso, é preciso apostar em reuniões face a face, manter atualizados os veículos de comunicação oficiais da empresa, como redes sociais corporativas, murais, jornais e outros veículos. Por causa disso, é preciso garantir o comprometimento dos gestores com uma comunicação horizontal, ou seja, os líderes precisam falar com todos os níveis hierárquicos. Essa comunicação mais próxima gera engajamento, comprometimento e muito mais satisfação no trabalho.

Quais os benefícios da satisfação dos colaboradores no trabalho?

Não é à toa que as empresas estão investindo continuamente na felicidade no trabalho. Veja a seguir os principais benefícios!

Redução de turnover

Uma equipe mais satisfeita foca em suas atividades na empresa e dificilmente cede a uma proposta de trabalho externa – e raramente procura por ela. Além disso, as taxas de absenteísmo são reduzidas, assim como o presenteísmo. Isto significa manter por mais tempo os melhores e mais ativos talentos, o que confere às empresas importantes diferenciais competitivos.

Maior engajamento

Pessoas felizes em suas funções são mais comprometidas com a entrega de resultados, o que confere mais engajamento com os objetivos organizacionais.

Aumento da produtividade

Como resultado do engajamento das equipes, temos um aumento da produtividade e também da qualidade das entregas, já que as pessoas se sentem responsáveis por tudo o que fazem e entregam dentro da companhia.

Promoção da autoestima

Quando as pessoas estão satisfeitas com o que fazem e com a empresa que trabalham, elas elevam a sua autoestima, pois se sentem felizes. Isso colabora para a construção de um clima organizacional positivo e também para a formação de uma marca empregadora.
Como vimos ao longo desta leitura, a satisfação dos colaboradores é primordial para os resultados da organização, garantindo mais produtividade e redução de custos com a reposição de pessoal, entre outros benefícios.

Atualmente, existem ferramentas capazes de mensurar os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores de forma assertiva e digna aos dados e à realidade. Através do People Analytics, a empresa adquire a capacidade de entender melhor o que move o trabalhador e fazer com que ele se sinta valorizado, além de entender ainda mais sobre as interações e conexões entre as pessoas da organização. Conheça nossos softwares que facilitam a gestão de pessoas!

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