Qual a importância de cursos de capacitação para profissionais de RH?

1 ano atrás - por: Fernanda Fuhrmeister

Compartilhe:

Vivemos na era da informação, mas carecemos de um “filtro” para selecionar o que é realmente importante para nossas carreiras. De fato, existem muitos ensinamentos e técnicas voltadas para o setor de RH, por isso é fácil olhar com certa descrença para todo esse acervo acadêmico. Porém, é preciso mudar esse conceito para entender a importância de cursos de capacitação para profissionais de RH.

Você está com o objetivo de implantar a cultura do conhecimento na área de recursos humanos da sua empresa? Quer entender quais certificações podem elevar as competências do time de RH? Explicamos neste artigo!

Por que a realização de cursos de capacitação é tão importante?

O livro “O aprendizado de pequena árvore”, escrito por Forrest Carter, é uma autobiografia que conta as lições aprendidas por um menino durante a infância. Entre outras coisas, a obra nos ensina a nunca deixar de assimilar conhecimentos novos ao longo da vida. Mas o que essa literatura infantil tem a ver com o universo corporativo? A resposta é simples: a capacitação profissional deve ser algo contínuo.

Quando esse preceito é entendido pelos gestores de RH, a equipe interna se mantém atualizada com as ferramentas, novos conhecimentos e tudo que envolve as demandas do setor. Além disso, há um intercâmbio entre os profissionais da empresa e talentos externos. Isso é algo que fortalece o networking e importa para a organização novas ideias provenientes de diferentes pontos de vista.

Outro valor que o aprendizado fornece é a especialização do capital humano. Por exemplo, um colaborador pode usar uma ferramenta de análise de perfil comportamental mesmo sem ter feito um curso específico sobre ela. Contudo, dificilmente utilizará todas as funcionalidades e tampouco desfrutará plenamente do potencial desse software a menos que se especialize por meio de aulas de capacitação.

Sendo assim, tanto o profissional quanto a empresa ganham com a implantação da cultura do conhecimento no ambiente interno. Na verdade, a capacitação é um fator absolutamente vital da estratégia de investimento e crescimento em longo prazo da organização.

Metodologias ágeis para RH: o guia completo!

Quais são os cursos disponíveis para profissionais de RH?

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. Essas palavras de Benjamin Franklin (cientista, inventor e um dos líderes da Revolução Americana), demonstram o quão importante é a aprendizagem. Sabendo disso, elencaremos alguns cursos para profissionais de RH. Acompanhe!

Recrutamento e Seleção

É essencial que os colaboradores que atuam na área de recrutamento e seleção desenvolvam habilidades que lhes permitam reconhecer talentos compatíveis com a cultura interna da empresa. Para alcançar esse objetivo, é preciso estudar técnicas e conceitos que auxiliam na identificação de competências e perfis comportamentais.

Além disso, é necessário utilizar ferramentas virtuais que tornam esse processo mais eficiente. Um excelente curso de capacitação que atende a essas necessidades é o de Analista Comportamental PDA. Durante essa formação, o aluno amplia os conhecimentos sobre o software Personal Development Analysis (PDA), aprendendo a usar essa tecnologia para avaliar competências, perfis comportamentais e compatibilidade com cargos.

Algo que potencializa a aprendizagem é a metodologia DISC (em português, iniciais para: dominância, influência, estabilidade e conformidade) sem simplificações. Acrescente a isso a capacidade de interpretar gráficos e relatórios que elevarão o processo de recrutamento e seleção a um nível de 97% de eficiência.

PDA-vs-discPowered by Rock Convert

Gestão de talentos

Atualmente, os líderes têm um grande desafio a enfrentar: gerenciar colaboradores respeitando as diferenças de competências e extraindo todo o seu potencial. A boa notícia é a capacitação para gestão de talentos por meio de workshops que auxiliam tanto o RH como outros setores da empresa.

Existem módulos do curso PDA avançado que podem ser realizados após a certificação. Essa aprendizagem ajuda o gestor a elaborar projetos e aplicá-los na realidade da sua empresa. É possível aprender também como fazer um programa de liderança utilizando o PDA.

Gestão estratégica de recursos humanos

Já aqueles que exercem cargos em áreas estratégicas do RH se identificam com especializações em processos de coaching, formação de dinâmicas em grupos e funções de liderança. Por outro lado, os colaboradores que estão alocados no setor de seleção e captação de profissionais com alto desempenho, optam pelas capacitações de:

  • analista de resiliência;
  • analista comportamental;
  • analista de dilemas de gestão.

Análise Comportamental

Muitos que veem a importância de cursos de capacitação para profissionais de RH escolhem a certificação de análise comportamental. O objetivo dessa especialização é ensinar o gestor a interpretar resultados por meio de gráficos. Quando termina a formação, o aluno torna-se um analista capaz de chegar a um resultado real sobre o perfil de um profissional.

Isso é possível por meio de um aprendizado profundo sobre os recursos da plataforma PDA. Entre os resultados positivos está a utilização dessa ferramenta em projetos de gestão de desempenho e traçar a compatibilidade dos membros de uma equipe. Ao passo que os relatórios são gerados, o RH torna-se mais estratégico, obtém agilidade na entrega das análises e segue o caminho da inovação digital.

Team Building

Vários gestores de RH apontam a falta de engajamento entre os colaboradores como um dos principais fatores que reduzem a produtividade do time. Um curso que ensina os colaboradores a desenvolver competências para promover a união da equipe é o Team Building PDA.

No decorrer das aulas, os participantes aprendem a entender e a respeitar as diferenças de estilos comportamentais, além de manter um bom relacionamento com todos. Outro aspecto ensinado para os alunos é a compreensão da importância dos perfis individualizados, mas que se complementam para o alcance de bons resultados.

Por meio de atividades em grupo, os participantes interagem para encontrar soluções para desafios. Desse modo, identificam qualidades mútuas que aprimoram a eficácia da equipe e a excelência dos serviços internos.

Enfim, mesmo nos dias atuais em que vivemos cercados por tecnologias, uma verdade sobrevive a passagem do tempo: o valor do conhecimento. Sem ele, a sociedade humana não evoluiria a ponto de desenvolver plataformas virtuais inteligentes. Que bom! Afinal, esse progresso vem transformando o mundo corporativo para melhor.

O que achou do nosso conteúdo? Entendeu qual é a importância de cursos de capacitação para profissionais de RH? Queremos ajudar a equipe da sua empresa a atingir todo o seu potencial. Entre em contato com os especialistas em gestão de pessoas da Grou!

como implementar o People Analytics no RH da sua empresaPowered by Rock Convert

Por: Fernanda Fuhrmeister

Diretora de Customer Success na Grou, psicóloga e empresária. Sua missão é impactar positivamente pessoas e empresas através de tecnologias inovadoras para Gestão de Pessoas.

posts do autor

Junte-se a nós e receba conteúdos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios