Entenda a importância de investir em novas tecnologias para o RH

A correta gestão de pessoas é crucial aos negócios. Empresas com boas práticas de RH são 51% mais competitivas, quando comparadas ao desempenho médio dos seus respectivos mercados. Nesse processo, tecnologias em RH são uma grande vantagem.

À vista disso, as maiores companhias estão inovando nas tarefas de gestão de pessoas e integrando tecnologias de ponta. Algumas pesquisas indicam que 56% das empresas estão redesenhando seus processos para aproveitar ferramentas digitais.

Nos próximos tópicos, vamos esclarecer a importância das novas tecnologias em RH e como sua organização pode se beneficiar disso. Portanto, continue lendo com atenção.

Tomada de decisões acertadas

Ao gerenciar pessoas e equipes, há uma série de decisões importantes que precisam ser tomadas. Por exemplo, quem precisa ser promovido, demitido ou contratado para compor um novo time de trabalho? Ou, ainda, quem deve ser recompensado?

Mas essas não são as únicas decisões necessárias. Alguns estudos informam que um adulto normal toma 35 mil decisões ao longo do seu dia, várias delas dentro do local de trabalho. Para fazer boas escolhas, claro, é preciso contar com a tecnologia.

Sistemas de ponta ajudam a levantar, estruturar e disseminar dados, o que facilita análises e decisões. Um software de perfil comportamental, por exemplo, pode cruzar várias informações e indicar se um funcionário deve ser promovido à liderança.

Maior adaptabilidade ao futuro

Dentro e fora das empresas, as coisas têm mudado rapidamente. Para se ter ideia, um estudo da consultoria McKinsey informa que entre 400 e 800 milhões de profissionais serão substituídos por robôs, até 2030. E isso tem efeitos diretos na gestão de pessoas.

Para estar na vanguarda dessas mudanças, o RH também deve apostar em tecnologias de ponta. Mesmo com limitações, hoje, sistemas podem conduzir parte do trabalho de gestão. Podem, por exemplo, triar currículos com base em competências predefinidas.

Empresas que não se atentam a essas mudanças ou fazem pouco caso delas, deixando de investir em tecnologias que otimizem o trabalho, correm o risco de pegar um breve caminho ao fracasso. No fim das contas, no mínimo, terão uma gestão de RH obsoleta.

Melhor posicionamento estratégico

Se um dia o RH foi considerado um setor “à parte”, responsável unicamente por dar suporte aos outros gestores e cuidar da burocracia, hoje não é mais. Na verdade, é um dos setores mais relevantes ao sucesso das estratégias genéricas do negócio.

Esse posicionamento estratégico, em boa parte, depende do uso de boas tecnologias. Softwares permitem analisar e usar grandes volumes de dados para agir com precisão quase cirúrgica, antecipando parte do futuro e adotando as melhores ações.

Sendo assim, a tecnologia ajuda a promover um maior alinhamento entre os objetivos da empresa e do RH, bem como criar um plano de ação que leve aos resultados finais. Esse melhor posicionamento estratégico é refletido na competitividade e êxito do RH.

Economia dos recursos financeiros e materiais

O RH, assim como os outros setores, conta com uma quantidade limitada de recursos. Seu orçamento tem fim, assim como os bens materiais que estão sob seu alcance. Logo, para obter bons resultados, é preciso fazer o melhor uso possível dos recursos.

Para ficar mais claro, imagine o processo seletivo. Sem tecnologia, é preciso de um investimento muito maior em termos de energia, tempo e dinheiro. Tudo é feito aos poucos, pedaço por pedaço, e pode demorar (e custar) muito mais que o desejado.

Todavia, ao contar com a tecnologia, haverá maior eficiência no uso das finanças e dos bens materiais. Os talentos de RH estarão menos envolvidos com a burocracia, que poderá ser automatizada, e mais engajados na verdadeira liderança de pessoas.

Senso de justiça ao gratificar profissionais

Há duas palavras cruciais ao liderar pessoas e equipes: reconhecimento e recompensa. Os talentos precisam ser beneficiados de maneira proporcional às suas entregas, o que é chamado de meritocracia. Quando isso não é feito, surge um forte clima de injustiça.

O problema começa quando as empresas dependem única e exclusivamente da visão do líder de equipe para gratificar seus subordinados. Por ter uma visão parcial das entregas dos talentos, o líder recompensa de maneira desproporcional e até indevida.

A tecnologia muda isso. Sistemas modernos permitem a análise do engajamento dos profissionais e também possibilitam a execução de testes de comportamento. Logo, de fato, os talentos serão gratificados por suas aptidões e nível de entrega no trabalho.

Maior atração e aquisição de talentos

No mundo, encontrar e contratar a pessoa certa não é fácil. Ao entrevistar quase 42 mil empregadores, de 42 países, a ManpowerGroup descobriu que 38% deles contam com  alguma dificuldade para preencher seus postos de trabalho.

Com o avanço da tecnologia e a demanda por mão de obra altamente especializada, como cientistas de dados, o desafio pode ficar ainda maior. Felizmente, a tecnologia é uma aliada. Existem diversos softwares e plataformas que facilitam a contratação.

Dentro do processo de aquisição de talentos, a tecnologia pode ter diversas funções. Criação da marca empregadora, triagem de currículos, entrevistas à distância e testes de análise comportamental são bons exemplos disso. Então, é preciso estar atento.

Retorno sobre investimento

A soma de todos os fatores citados até aqui é a eficiência ao longo do expediente de trabalho. Com a tecnologia, é possível fazer mais e melhor, usando o mesmo número de recursos disponíveis. Isso significa que há um alto retorno sobre investimento.

Setores de recursos humanos que investem em tecnologia  de ponta estão, na verdade, investindo no futuro do trabalho e na criação de uma organização mais bem-sucedida. Como resultado, poderão obter resultados grandiosos e fora do lugar-comum.

Em fim, há muitas razões para investir em tecnologias em RH. Por causa disso, é preciso estar atento às tendências e aproveitar o que há de moderno. Ferramentas de análise de perfil comportamental, análise de carreira e engajamento, julgamento gerencial, tecnologias de people analytics e outros softwares são bons exemplos disso.

Mas não basta entender a importância das novas ferramentas de trabalho, é necessário integrá-las às rotinas de recursos humanos. Para tal fim, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir as soluções que temos para você.

Deixe seu comentário!