O que é PDI e como ele ajuda no crescimento do colaborador?

Saber o que é PDI está na pauta de todo profissional de Recursos Humanos que deseja contribuir com o desenvolvimento da empresa. Trata-se da sigla para o Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta utilizada para elevar o potencial dos colaboradores de uma organização de forma estratégica.

Com o PDI, a equipe de RH consegue desenvolver novas competências nos profissionais que fazem parte da empresa, melhorando o desempenho deles e, consequentemente, ajudando a companhia a alcançar as suas metas.

Neste post, você vai entender o que é PDI e como essa ferramenta ajuda no crescimento do colaborador. Acompanhe!

O que é e como funciona o Plano de Desenvolvimento Individual?

Como mencionamos, o PDI é uma ferramenta para ajudar no desenvolvimento individual do funcionário. Esse recurso é usado para fazer o monitoramento do desenvolvimento das competências individuais dos profissionais entre os ciclos de avaliação de desempenho.

Nesse caso, o PDI atua como um plano de evolução de cada funcionário. O objetivo da aplicação é que o colaborador suba cada novo degrau na escalada de carreira.

Assim, a ferramenta faz parte das iniciativas de desenvolvimento do setor de Gestão de Pessoas, com o objetivo de alinhar as expectativas da empresa em relação ao potencial de cada funcionário.

Mas a iniciativa de desenvolvimento também pode ser da própria pessoa. Para tanto, ela deve ficar atenta às oportunidades de crescimento profissional dentro da companhia e se esforçar para desenvolver as habilidades necessárias para o cargo.

Como estruturar um PDI?

Um bom Planejamento de Desenvolvimento Individual deve considerar alguns fatores primordiais. São eles:

  • definição dos objetivos e ambições do colaborador;
  • sintetização da formação e experiências anteriores do profissional até o momento;
  • definição dos objetivos e aspirações do indivíduo;
  • análise das habilidades e comportamentos a serem desenvolvidos;
  • um passo a passo que sirva de orientação para que o funcionário possa avançar de seu estágio atual até a sua meta;
  • definição dos objetivos e aspirações do profissional;
  • estabelecimento de prazos para que o plano seja conduzido com maior chance de sucesso.

Como o PDI ajuda no crescimento do colaborador?

Muito utilizado em empresas nos dias de hoje, o PDI é capaz de alavancar o desempenho dos funcionários por meio do desenvolvimento de competências diversas, estimulando a motivação, o engajamento e a produtividade desses profissionais.

Ele atua principalmente alinhando o modelo mental do colaborador para os objetivos organizacionais, motivando o indivíduo a perseguir seus objetivos de acordo com o que a organização preza.

Essa ferramenta é utilizada principalmente para atingir desejos de desenvolvimento pessoal, mas também assuntos relacionados ao trabalho, e é aí que o RH deve atuar.

Como exemplo, podemos citar o desejo do profissional de conquistar uma promoção ou um bônus. Veja, a seguir, alguns benefícios do PDI dentro das organizações.

Motivação e direcionamento

Como o Planejamento de Desenvolvimento Pessoal é baseado nas ambições do próprio profissional, ele passa a se sentir mais motivado.

Isso é devido ao fato de ele saber que cada atividade concluída o leva para mais próximo de suas metas.

Além disso, o plano torna possível criar um mapa do desenvolvimento da carreira. De posse dessas informações, a pessoa tem condições de assumir o controle sobre seu desenvolvimento de forma independente, pois tem as diretrizes para evoluir para o próximo passo.

Clareza e autoconhecimento

A ferramenta torna possível que o profissional tenha um entendimento maior a respeito do que está acontecendo na sua vida profissional.

Isso se deve ao fato de que todo progresso está relacionado a uma sequência de ações estratégicas bem elaboradas.

A criação do PDI exige um autoconhecimento profundo, que pode ser estimulado por meio de perguntas como:

  • O que é mais importante para você na sua carreira?
  • Qual o motivo de você ter traçado essas metas de desenvolvimento?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Com o processo de criação do plano, o indivíduo aprende muito sobre si mesmo.

Responsabilidade

O PDI coloca nas mãos do colaborador a responsabilidade sobre o seu próprio desenvolvimento, porque ele passa a ter conhecimento do que precisa ser feito, como e quando tudo deve acontecer.

Dessa forma, ter iniciativa, disciplina e constância para atingir os próprios objetivos depende apenas dele.

Satisfação com a carreira

Um dos grandes benefícios do PDI é que ele torna possível que o profissional alinhe os seus objetivos pessoais à carreira.

Como consequência, ele tem maior satisfação de trabalhar em determinada função, agregando muitos benefícios para a sua empresa.

Nesse cenário, as companhias estão apoiando de forma mais personalizada seus colaboradores, com o objetivo de conquistar uma alta performance e alcançar as metas organizacionais.

Diferenciação

Com a competitividade no mercado de trabalho, exige-se cada vez mais conhecimento dos profissionais para que eles possam se destacar.

De posse do Planejamento de Desenvolvimento Individual, é possível ressaltar o diferencial de cada pessoa e somar esforços para executar o PDI. Com isso, torna-se mais fácil para as companhias perceber o valor de determinado profissional, e ele também ganha com essa qualificação.

Identificação

Com o PDI, fazer a identificação do trabalho que vai trazer a satisfação pessoal e profissional para o indivíduo fica mais fácil, afinal, as pessoas passam a identificar em quais funções elas melhor se encaixam dentro da organização. Assim, elas passam a se sentir mais motivadas para alcançar seus objetivos de carreira.

Como vimos ao longo deste artigo, fazer um PDI traz diversas vantagens para a empresa e o colaborador. Para tanto, é importante fazer uma análise da situação atual do indivíduo.

Mas saiba que o PDI não é engessado, e ajustes podem ser feitos quando necessários, a fim de adequar o planejamento à realidade do colaborador.

Para o êxito das atividades, é importante não se precipitar, pois o Planejamento de Desenvolvimento funciona por passos, e, para ter sucesso, é preciso manter o foco e produzir dia após dia.

Portanto, se você deseja fazer um plano de desenvolvimento pessoal, defina objetivos, tenha clareza da situação atual, estabeleça as competências que devem ser melhoradas, coloque prazos e se mantenha disciplinado rumo às metas.

Se você gostou deste post sobre o que é PDI e como ele ajuda no crescimento do colaborador, siga nossos perfis nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter!

Deixe seu comentário!