Por que apostar no desenvolvimento de líderes na empresa?

O desenvolvimento de líderes na empresa é fundamental para o crescimento saudável do negócio e a formação de um ambiente propício ao aprimoramento profissional. Quando as pessoas enxergam oportunidades nos locais em que trabalham, elas se tornam mais leais à organização e produzem com mais eficiência.

Para que os futuros líderes acompanhem as expectativas da empresa, vençam desafios e estejam aptos a lidar com situações que não fazem parte de sua rotina, precisam ter tanto suas competências técnicas quanto as comportamentais em permanente processo de evolução. Por isso, as organizações estão, cada vez mais, apostando na capacitação desses profissionais. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Desenvolvimento de líderes

O desenvolvimento de líderes é um desafio cotidiano e deve ser uma meta constante nas organizações. Ao contrário do que muitos pensam, isso não é uma obrigação apenas do RH; incentivar um ambiente favorável ao desenvolvimento de líderes de alto rendimento também é tarefa de toda diretoria.

Identificar e desenvolver profissionais capazes de fazer a visão, missão e valores da empresa se tornar realidade são fatores críticos para o sucesso de qualquer negócio. Portanto, a responsabilidade pelo aprimoramento constante de potenciais líderes também deve partir da direção.

Outro ponto fundamental para apostar no desenvolvimento de líderes é o fato de que são eles que carregam a cultura do empreendimento para os demais colaboradores. Se eles não se sentirem parte disso, dificilmente ela se perpetuará e renderá bons frutos.

Além disso, sabe-se que 80% dos profissionais se demitem do seu líder e não da empresa, o que reforça a importância de uma postura que seja capaz de fomentar esse desenvolvimento. 

Os líderes são os responsáveis por conseguir reter as pessoas na empresa, propagar conhecimento e a cultura da organização e, ainda assim, manter alta performance. Por isso, a importância de receberem investimento constante em treinamentos, aperfeiçoamentos e outros aspectos.

Promoção de colaboradores

Quando a corporação opta por promover colaboradores a cargos de liderança, ela evita gastos com processos seletivos, consolida a cultura da organização e aumenta as chances de retenção de talentos, tornando a empresa mais atraente para se trabalhar.

Outra questão a favor é que pessoas recrutadas internamente tendem a render mais, pois já conhecem os processos e a rotina do empreendimento. Isso as diferencia de quem vem selecionado para o cargo, que terá de investir tempo para conhecer pessoas e processos e, só depois, começar de fato a trabalhar e apresentar os resultados esperados.

Capacitar é fundamental

A liderança não é algo que a pessoa já nasce sabendo. Ela pode muito bem ser aprendida, já que um profissional pode ser preparado para ocupar um cargo de liderança ou melhorar a sua atuação na função atual.

Mas, para que a promoção seja bem-sucedida, é fundamental que a organização prepare o colaborador para o novo cargo. Isso se deve ao fato de que, quando se está no nível operacional, a pessoa é avaliada pelo seu desempenho e comprometimento. Mas, quando ocupa um cargo de liderança, também será avaliada pelo desempenho dos subordinados.

Se o treinamento não for feito, a empresa assume o risco de perder um ótimo funcionário operacional, já que dificilmente o colaborador vai aceitar retornar à posição anterior se a promoção não sair conforme o esperado.

Benefícios do desenvolvimento de líderes na empresa

Contar com os melhores profissionais

Um dos grandes desafios para as organizações, hoje em dia, é encontrar líderes capazes de gerir pessoas com excelência, e o mercado de trabalho espera isso o tempo todo. Então, se o mercado precisa de líderes qualificados, sua empresa necessita ter profissionais competentes. Sendo assim, uma parte das iniciativas financeiras precisa se voltar para esse propósito.

Um dos ativos de maior valor de uma corporação são as pessoas. As competentes, certamente! Então, não tenha dúvida em reter seus melhores talentos e capacitá-los para tirar o melhor que possam oferecer.

É provável que possuir bons líderes também esteja entre as metas de muitas outras empresas; logo, as chances de que seu líder seja um profissional disputado é considerável. Por conta disso, existe o risco de você perdê-lo. No entanto, se ele estiver feliz no empreendimento, será mais improvável que deixe a organização.

Assim, se você tem um líder que é realmente bom, não economize. Invista em sua capacitação e aprimoramento para garantir que sua empresa conte com os melhores profissionais de liderança e, consequentemente, apresente os melhores resultados.

Manter o relacionamento com os clientes

Muitos consumidores se sentem inseguros quando percebem uma mudança de gestão na empresa, principalmente se o líder é substituído por outra pessoa com quem nunca tiveram contato, ou que não pode oferecer um atendimento tão personalizado. 

Em algumas empresas, isso acontece até com certa frequência, dando a sensação aos clientes de que existe algo de errado na organização. Consequentemente, isso interfere negativamente na imagem do negócio.

Lembre-se: corporações com baixo turnover têm mais credibilidade. Empresas com credibilidade têm mais clientes, e eles se tornam mais fáceis de serem conquistados.

É claro que essa questão não justifica manter um líder permanente, até mesmo porque, se o consumidor for para ser mal atendido, ele mesmo vai optar pela troca. A questão é o impacto negativo para a organização ao perder bons líderes com frequência.

Além de perder credibilidade com os clientes, isso desestabiliza a equipe interna, que inevitavelmente passa a produzir menos.

Principais benefícios com o desenvolvimento de líderes

  • retenção de talentos, com a oportunidade de crescimento profissional para os colaboradores;
  • a promoção de colaboradores a líderes ajuda as equipes a atingirem melhores resultados;
  • auxílio ao time interno para assumir novos desafios;
  • melhora a comunicação, o clima organizacional e, consequentemente, a motivação da equipe;
  • diminui a rotatividade, que muitas vezes é resultado de um líder pouco eficiente.

Enfim, o desenvolvimento de líderes na empresa propicia um ambiente favorável à obtenção de maiores lucros. Tudo isso além de gerar mais valor para a organização, como um empreendimento que oferece possibilidade de ascensão de carreira.

Quando você opta por contratar um líder em um processo seletivo externo, perde a chance de motivar sua equipe interna. Pense nisso!

O que achou do nosso post? Tem alguma dúvida ou conhecimento para compartilhar? Então, deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!