Tecnologia para gestão de pessoas: como aplicar no seu RH?

A tecnologia para gestão e pessoas e a inovação não chegaram apenas para área de TI, elas tem ganhado espaço também no RH, afinal é a principal engrenagem que faz a roda girar nas empresas.

As crescentes mudanças da era digital têm refletido não somente em nossa vida pessoal; com o presente uso de redes de comunicação digital e facilidades oriundas a partir da tecnologia como também em nosso trabalho. A necessidade de entregarmos resultados rápidos e assertivos, de sermos práticos e objetivos sem perdermos a qualidade nos impulsiona a buscar soluções inovadoras e criativas e que supram nossas necessidades.

É neste momento que encontramos nos softwares os dados e resultados que embasam de forma consistente os projetos para Gestão de Pessoas e também a tomada de decisão, a partir do escaneamento do perfil dos profissionais da empresa. No entanto, não é suficiente termos dados consistentes e assertivos se não temos claro onde podemos aplica-los, por isso, resolvemos aprofundar um pouco mais este tema, trazendo algumas ideias e/ou sugestões de como podem ser aplicados os resultados obtidos através de um software de análise de perfil comportamental:

Mapeamento/ Descrição de Cargo

Através do mapeamento de perfil fornecido pela ferramenta é possível eleger competências principais e/ou imprescindíveis em profissionais para determinadas áreas e cargos e baseando-se neste mapeamento destacar as principais competências para compor a descrição de cargo. Uma forma alternativa e interessante de definir o desenho da posição é eleger perfis de profissionais que possuem alta performance e utiliza-los como “perfis de referência”. O processo de mapeamento pode ser realizado de diversas formas, estas são apenas algumas sugestões.

Recrutamento e Seleção

A tecnologia para gestão de pessoas, como as ferramentas de análise de perfil comportamental, podem ser utilizadas para a triagem de candidatos pré-selecionados tecnicamente, onde já é possível realizar o cruzamento de todos estes profissionais com o perfil do cargo já criado, permitindo apenas avançar no processo seletivo após identificar que o índice de compatibilidade deles é superior ao % desejado. Desta forma, você estará tendo uma substancial economia de tempo de horas de entrevista do RH e demais áreas com candidatos que poderiam não estar alinhados em termos comportamentais. É muito comum as empresas fazerem a aplicação da análise de perfil em finalistas, no entanto, somente neste momento se depararem com o fato de o candidato não ter o perfil desejado para a posição. Além disso, o relatório de análise de perfil é um instrumento muito rico para ser usado nas entrevistas para fins de validar o perfil do profissional e ainda avaliar o nível de autoconhecimento que ele tem.

Diagnóstico

Os dados obtidos através do software possibilitam elaborar um diagnóstico completo de equipes através de relatórios que permitem avaliar se o time é homogêneo ou heterogêneo em termos comportamentais, se há necessidade de contratação de perfis complementares para potencializar os resultados, quais as necessidades de desenvolvimento deste grupo ou mesmo se eles se encontram neste momento frustrados ou sobrecarregados, ou seja, qual o nível de motivação do time.

Assessment

Promoção ou realocação interna

É possível utilizar o mapeamento de perfil em processos de assessment para promoção e/ou realocação interna, permitindo validar a aderência do profissional para o novo cargo e/ou área que está concorrendo atuar.

Sucessão

Através da ferramenta é possível mapear o perfil dos possíveis sucessores e a partir dos resultados já obtidos realizar a compatibilização com o cargo e/ou competências para definir qual profissional está mais apto em termos comportamentais a assumir o desafio da sucessão ou mesmo definir um plano de desenvolvimento até que a pessoa assuma o novo cargo.

Avaliação de Desempenho

Os dados obtidos na análise de perfil podem ser utilizados para mensuração do desenvolvimento comportamental, visto que os fatores técnicos da avaliação de performance serão avaliados diretamente pelo gestor através de indicadores. A ferramenta permite que os requisitos comportamentais da avaliação de desempenho também sejam mensurados, acompanhados e posteriormente gerenciados.

Programas de Desenvolvimento com tecnologia para gestão de pessoas

Coaching

A análise de perfil pode ser utilizada no início de processos de coaching, a ferramenta fornece profundas informações sobre o perfil comportamental do coachee possibilitando, desta forma, um avanço mais rápido em seu processo de desenvolvimento.

Plano de Desenvolvimento Individual

Na construção do PDI é possível utilizar os dados obtidos para auxiliar na definição das competências comportamentais que poderão ser desenvolvidas no período de avaliação, outro aspecto importante é a reaplicação da analise após o período de avaliação afim de mensurar os esforços comportamentais em direção ao objetivo comportamental e comprovar os resultados obtidos.

Programa de Lideranças

É possível utilizar a ferramenta para mapeamento do perfil de lideranças e ao mesmo tempo apoiar na construção de um programa de desenvolvimento, bem como identificar potenciais talentos para assumir posições gerenciais.

Desenvolvimento de Equipes

Os resultados obtidos podem ser utilizados para atuar de forma assertiva no mapeamento e desenvolvimento de equipes de alta performance, promovendo assim equipes mais engajadas e comprometidas a partir do autoconhecimento e desenvolvimento comportamental.

Planejamento e Gestão de Carreira

O autoconhecimento, fruto da analise de perfil, colabora e vem ao encontro do fato de os profissionais estarem sendo cada vez mais protagonistas de suas carreiras, do desejo de autonomia, liberdade, planejamento e gestão de suas carreiras, visto que conhecer e dominar suas competências permite melhores escolhas. Quanto mais a pessoa se conhece, mais decisões acertadas na carreira ela conseguirá tomar e, por consequência, ela sentirá que tem as rédeas da sua vida o que só aumenta as chances de um movimento de maior responsabilidade pessoal nas organizações.

As aplicabilidades da tecnologia de gestão de pessoas são múltiplas e irão variar de acordo com a sua necessidade, possibilidade e também criatividade, acima destacamos alguns insights que podem auxiliar nos seus indicadores de gestão de pessoas e do negócio, tais como: retenção, clima, satisfação, engajamento, redução de turnover, aumento de performance entre outros.

Dê asas a sua imaginação! Use e abuse de todos os recursos que o software pode lhe oferecer, a inovação chegou para o RH e não podemos deixar escapar nenhuma informação!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!