Veja aqui como descobrir os tipos de cultura organizacional

Todas as empresas são únicas e diversas, porque são permeadas por vários tipos de cultura organizacional. Aquelas organizações que apresentam maior sucesso em seus mercados são as que conseguem transitar, de forma simultânea, entre a rapidez, a criatividade e o foco no sucesso e sustentabilidade do negócio.

O Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI), que pode ser traduzido como o Instrumento de Avaliação de Cultura Organizacional, foi desenvolvido por Kim Cameron e Robert Quinn. É um método de pesquisa validado para avaliar a cultura organizacional das empresas.

Ao longo deste artigo você vai saber mais sobre o OCAI e quais são os quatro tipos de cultura organizacional classificados por ele. Acompanhe!

O que é o Instrumento de Avaliação de Cultura Organizacional (OCAI)?

Cada empresa é única e tem sua própria estrutura de valores organizacionais, em maior ou em menor grau. Essa medida é determinada pela avaliação do OCAI, uma metodologia voltada para examinar a cultura organizacional e o desejo de mudança da companhia.

A metodologia é usada por mais de 10.000 empresas em todo o mundo. Trata-se de um modelo de estrutura de valores concorrentes, pautados em quatro pilares. Esses pilares correspondem a quatro tipos de cultura organizacional, como veremos a seguir.

Qual a importância da cultura organizacional para estabelecer valores e comportamentos?

A cultura organizacional é o norte da instituição, por isso ela deve estar alinhada com os objetivos do negócio. Dessa forma, é possível garantir que todos os colaboradores estejam cientes de suas funções e papéis dentro da empresa.

A cultura organizacional estabelece valores e comportamentos adequados, na medida em que a empresa cumpre suas promessas e determina regras claras para o negócio, sem abrir mão de um clima organizacional positivo. Porém, quando o que é realizado pela empresa não converge com o que está sendo proposto, indícios de problemas graves começam a surgir no ambiente de trabalho.

Portanto, saber identificar a cultura organizacional da empresa é essencial, pois os valores e crenças da equipe determinam as escolhas da organização. Assim, adequação ao perfil organizacional deve ser um critério relevante em processos de seleção, sistemas de recompensa e avaliações de desempenho.

Quais são os tipos de cultura organizacional baseados na estrutura de valores concorrentes?

Você precisa saber que não existe uma única maneira de classificar uma cultura organizacional. A divisão mais conhecida é a dada pelo autor e filósofo Charles Handy. A partir dela, você pode encontrar quatro tipos de cultura organizacional.

Cultura de poder

Essa cultura prevalece nas organizações focadas na geração de resultados, em que os funcionários são estimulados à competição entre si para alcançar os objetivos traçados. É o tipo de cultura mais comum nas organizações de menor porte, em que a figura do dono é muito forte e acumula diversas funções.

Nessa cultura organizacional, as pessoas buscam fazer parte do círculo de influência do chefe, a fim de conquistarem diferenciais na empresa. Esse tipo de cultura limita o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e da própria organização.

Cultura de tarefas

Empresas com esse tipo de cultura delegam tarefas para cada colaborador, contribuindo para um desempenho efetivo das atividades da organização, o que possibilita alcançar maior potencial do negócio.

Como vantagem desse tipo de cultura, destacamos a liberdade para a expressão de ideias e de ações. Assim, os funcionários se sentem mais motivados e trabalham focados na resolução dos problemas.

A desvantagem do modelo é a dificuldade de controle e monitoramento, pois a hierarquia não é sustentada pelo controle de um líder “acima” do colaborador para garantir o sucesso das atividades.

Cultura de pessoas

Esse tipo de cultura é altamente voltada para os funcionários. Com isso, eles passam a ter espaço para cultivar seu desenvolvimento dentro e fora da empresa. Na cultura das pessoas, os colaboradores têm suas opiniões ouvidas e respeitadas, o que contribui com o crescimento do próprio negócio.

Cultura de papéis

Nesse tipo de cultura, a hierarquia é seguida com rigor pelos membros da empresa, e os colaboradores seguem um script do que devem realizar no seu dia a dia. O contraponto fica por conta de que essa se trata de uma cultura engessada, já que não existe muito espaço para mudanças ou inovações, afetando o crescimento da organização.

Como é feita a avaliação com o assessment OCAI?

Na avaliação do OCAI, o participante tem 100 pontos para serem distribuídos entre um número de descrições que correspondem aos quatro tipos de cultura organizacional. O método faz a avaliação e a combinação dos quatro tipos de cultura que dominam a atual cultura organizacional ou de equipe.

Ao dividir 100 pontos em quatro afirmações, os participantes têm que pesar e escolher quais são os seus valores. Os entrevistados avaliam seis aspectos-chave de sua cultura organizacional, sendo esses seis aspectos resultados de extensas pesquisas.

Adicionar mais variáveis não aumenta a validade da pesquisa. Por isso, o questionário é curto para produzir uma representação válida da cultura.

Quais os aspectos da cultura organizacional?

Os seis aspectos da cultura que você avalia na pesquisa são:

  • ênfases estratégicas;
  • critérios de sucesso;
  • características dominantes;
  • liderança organizacional;
  • gestão de funcionários;
  • colagem de organização.

Ao calcular a média de todas as pontuações do OCAI de forma individual, é possível chegar a um perfil de organização coletiva. Em equipes menores, você também pode usar todos os perfis individuais separados e discuti-los.

Um perfil de cultura apresenta o seguinte:

  • a cultura dominante;
  • diferenças entre a cultura atual e a cultura preferida (a área azul);
  • a força da cultura dominante (número de pontos atribuídos);
  • a congruência dos seis aspectos;
  • comparativo entre o perfil da cultura e a média do setor ou grupo da indústria;
  • comparativo entre tendências médias, ou seja, em que fase de desenvolvimento está a organização?

Os resultados

O estudo da OCAI revelou que a maioria das empresas desenvolveu um estilo de cultura dominante. Em outras palavras, uma organização tem diversos tipos de cultura. Muitas vezes, há uma mistura das quatro culturas organizacionais na mesma organização.

A estrutura de valores concorrentes nos leva a acreditar que os valores e as culturas organizacionais correspondentes competem entre si. As organizações podem investir capital, atenção e tempo apenas uma vez, por isso, tendem a enfatizar determinados valores.

Quinn e Cameron descobriram que as organizações flexíveis são as mais eficazes, o que às vezes leva a um comportamento contraditório. Isso porque as consideradas “melhores” organizações podem lidar bem com a concorrência dentro dessa estrutura e usar todos os quatro conjuntos de valores quando necessário.

Assim, não existe uma cultura empresarial melhor que a outra. É possível entender que todos os tipos de cultura organizacional são complementares entre si e podem estar presentes nas empresas em maior ou menor grau. No entanto, saber identificar qual traz mais resultados para a organização e trabalhar para a efetivação dessa cultura pode gerar vários ganhos competitivos para a empresa.

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