5 dicas para melhorar o Employee Experience da sua empresa

Se você tem uma empresa, entende a importância da experiência do cliente. Claro, seus clientes impulsionam seus negócios. Mas quem direciona esses clientes para a sua organização?

“Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os colaboradores vêm em primeiro lugar. Se você cuidar dos seus, eles cuidarão dos clientes.”

Uma experiência satisfatória para o cliente começa com o fornecimento de uma experiência significativa ao funcionário. Em outras palavras, o primeiro passo para a satisfação do cliente é a satisfação do colaborador. 

O Employee Experience é a fusão de todos os eventos e fases da jornada de um funcionário em uma organização. Tudo começa quando um funcionário se inscreve para trabalhar na sua empresa e continua até a entrevista de saída. É composto por todo o caminho que um funcionário realiza quando está associado a uma organização.

Além disso, o Employee  abrange tudo que um funcionário sente, observa e passa durante o trabalho – e o RH funciona como um farol nessa jornada. Sua contribuição pode pavimentar o caminho para uma experiência gratificante ou inviabilizar tudo.

Agora, que você já sabe um pouco do conceito, confira 5 dicas que preparamos para que você consiga melhorar o Employee Experience da sua empresa e fazer com que seus colaboradores sejam os melhores influencers do seu negócio!

 

 

  • Faça um Onboarding leve e eficaz

 

A chegada do talento na empresa é um dos momentos cruciais para que seu sucesso comece desde o primeiro dia. O Onboarding é a primeira interação oficial que seu novo contratado terá com a empresa, então, torna-se ainda mais importante tornar a experiência suave e inesquecível. O colaborador se junta à sua organização com aspirações e expectativas. Portanto, é decepcionante se você não consegue cumprir o que foi prometido durante o recrutamento.

Os programas de integração ajudam os funcionários a se familiarizarem com a cultura e os valores da empresa. Os novos contratados desejam oportunidades de conhecer seus colegas e gerentes. Isso permite que os funcionários realizem suas tarefas do dia a dia, melhorem a conversa entre colegas e construam relacionamentos com seus líderes.

 

 

  • Converse com os seus colaboradores

 

Faça-os sentir que podem compartilhar suas opiniões e os problemas com os quais estão lidando atualmente. Faça o seu melhor para ajudá-los a resolver as coisas ou, se não puder, encontre maneiras ou outras pessoas para ajudar.

Ter reuniões regulares que não se concentrem apenas em tópicos relacionados ao trabalho, mas também como seres humanos, é crucial para construir confiança em você. Deixe os colaboradores cientes de que suas portas estão sempre abertas se precisarem conversar.

Claro, tome as medidas adequadas com base no feedback deles. Aborde suas reclamações e informe-os assim que tiver resolvido seus problemas e também diga quais não podem ser resolvidos e por quê. Seja o mais sincero possível!

 

 

  • Ofereça salários compatíveis e competitivos!

 

Se você quiser manter os melhores talentos, então terá que pagá-los bem! Não importa quão grandes sejam suas vantagens ou cultura da empresa, nada se compara a um forte salário igual ou acima da média do setor.

Certifique-se de pagar aos seus funcionários o que eles valem e seja competitivo com organizações semelhantes em seu setor. Permita espaço para futuras promoções e aumentos salariais à medida que determinados marcos são atingidos e o colaborador agrega mais valor à sua empresa.

 

 

  • Não sobrecarregue os seus colaboradores!

 

Preste atenção em como você divide o trabalho entre os membros da sua equipe. Frequentemente, os gerentes estão aumentando a carga de tarefas de alguns dos melhores membros de sua equipe porque estão fornecendo os melhores resultados. Evite esgotar funcionários de alto desempenho, pois isso trará grandes desvantagens a longo prazo. Os colaboradores entrarão em colapso sob a pressão ou se tornarão desmotivados para continuar com um desempenho de alto nível.

Além disso, certifique-se de ter um bom plano de sucessão em vigor. Só porque você não tem orçamento para contratar mais pessoas, não significa que você tem “permissão” para sobrecarregar as pessoas existentes! 

 

 

  • Desenvolva os seus talentos!

 

Os funcionários terão uma experiência melhor se suas organizações estiverem dispostas a fornecer oportunidades de crescimento contínuo – afinal, o principal motivo pelo qual os funcionários deixam suas empresas é a falta de progresso. Ajudar os colaboradores a alcançar os objetivos de carreira e fornecer treinamento os ajuda a se manterem realizados e aumenta a probabilidade de permanecerem na sua empresa.

Uma ótima maneira de apoiar os esforços de desenvolvimento é reconhecer os principais marcos da carreira dos funcionários com recompensas significativas, seja para aniversários de trabalho ou a conclusão de um projeto de sucesso. Recompensas experienciais, em particular, são uma ótima forma de reconhecimento. Ao contrário do cartão-presente ou bônus em dinheiro padrão, as recompensas experienciais são memoráveis, pessoais e compartilháveis. Essas iniciativas também comprovam que é possível melhorar o engajamento dos funcionários e as taxas de retenção – e são eficazes para ajudar as empresas a construir relacionamentos significativos com seus colaboradores.

 

Aborde o Employee Experience com o mesmo nível de dedicação que você dá à experiência do cliente. Se você puder criar um ambiente para o qual seus funcionários desejam ir, em vez de um lugar que eles se sintam forçados, você verá os resultados. Quando os talentos estão engajados e satisfeitos, você notará uma retenção maior, melhores relações internas, bem como um melhor serviço aos clientes – além de, claro, resultados mais positivos.

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