8 dicas para conquistar resiliência no trabalho

1 ano atrás - por: Fernanda Fuhrmeister

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Se fosse preciso mudar radicalmente a sua função, essa transformação seria trágica ou inovadora? Qual o seu comportamento ao se deparar com situações novas no trabalho: recua ou encara sem medo?

E o seu ciclo de amizades é formado por pessoas que apresentam pensamentos semelhantes aos seus ou possui diversidade? Se você escolheu a primeira alternativa para todas as questões, está na hora de rever e trabalhar o seu poder de resiliência no trabalho.

Quem nunca sofreu uma perda significativa ou possui um trauma difícil de lidar? Crises e desafios são obstáculos presentes na vida de qualquer pessoa. Mas saber driblar as adversidades e surpresas pelo caminho é o segredo que diferencia uma pessoa resiliente de outra que não sabe encarar novidades.

Com tantos prazos a serem cumpridos, qual funcionário está livre da pressão? Nenhum. A cada dia que passa, mais empresas buscam por trabalhadores flexíveis, criativos e que suportem a pressão do local.

Pessoas competentes que não têm essas características estão ficando para trás no mercado de trabalho, perdendo promoções e colecionando frustrações ao longo de suas vidas. Isso é tudo o que você não quer, não é mesmo?

Afinal, em um mundo tão competitivo, é preciso mais do que uma boa formação: é indispensável saber como encarar a pressão e a competição do mercado de trabalho, além de ser resiliente para superar acidentes e crises econômicas.

Confira, agora, 8 atitudes fundamentais para garantir o seu sucesso profissional:

1. Seja sempre comunicativa

Não existe nada pior do que trabalhar com uma pessoa que não seja comunicativa, concorda? O ambiente de trabalho fica desagradável e o clima não favorece amizades e interações.

Mas ser comunicativa vai muito além de construir um bom ciclo de amizades ou relacionamentos com os colegas de trabalho.  É preciso lembrar que somente uma boa comunicação é capaz de garantir a socialização e resolver os principais problemas que a ausência de diálogo desencadeia.

Por isso, seja sempre comunicativa e assertiva em seu local de trabalho, para que, assim, saiba conviver e lidar com as mais diferentes personalidades e capacidades.

2. Não converse apenas sobre assuntos profissionais

Sabe aquela velha história de que o nosso local de trabalho é nossa segunda casa? Essa afirmação é verdadeira. Por isso, além de dialogar com seus colegas, busque construir uma relação verdadeira e duradoura com eles.

Seja uma pessoa agradável, com quem os outros tenham prazer de conversar, compartilhar experiências e estar por perto. Cative todos ao seu redor, conservando as relações pessoais e os vínculos.

3. Aceite as mudanças

Quem disse que viver na zona de conforto é bom? Todos nós temos vidas cíclicas e, por esse motivo, as mudanças são consequências inevitáveis.

Você pode até trilhar um caminho livre de erros, mas precisa saber que, durante o percurso, estará suscetível a abandonar sua velha zona de conforto. O ideal é olhar sempre para frente e não ficar sem reação com a chegada de imprevistos.

Busque a superação constantemente, mude o seu jeito de enxergar o mundo e passe a focar mais nas soluções do que nos problemas. Assim, toda mudança contribuirá para o seu crescimento profissional (e pessoal).

4. Não abandone os seus objetivos

Sua principal habilidade deve ser tomar decisões assertivas. Portanto, elimine toda a insegurança e a baixa autoestima que tiver — essas duas são as maiores inimigas de um bom profissional resiliente!

Tenha sempre em mente o que você realmente deseja conquistar e siga firme em direção aos seus objetivos. Não desanime diante dos obstáculos. Confie em sua capacidade e acredite em tudo o que já estudou e vivenciou para alcançar todas as suas metas.

5. Livre-se do passado

Qual é a vantagem de remoer um sentimento ruim? É preciso decidir entre ser vítima dos acontecimentos ou superar o passado e construir o futuro. Se você é uma pessoa esperta, certamente prefere não olhar mais para trás e seguir em frente, concorda?

Lamentar o que já passou é um hábito que não faz parte da rotina dos profissionais resilientes. Sendo assim, mantenha o seu foco no futuro, passe a enxergar o lado bom de todas as situações e trabalhe para que a sua decisão seja a melhor a ser tomada.

6. Goste de quem você é

Os problemas de autoestima vão muito além do campo estético. Existem indivíduos tão frágeis que desejam ter características pessoais de outros. Isso é um mal que deve ser evitado ao máximo!

Sinta-se feliz com quem você é! Pare de olhar para a vida e as conquistas dos seus colegas de trabalho e invista no seu sucesso a nas suas realizações. Só depende de você se admirar e gostar do seu reflexo no espelho!

7. Desenvolva sua inteligência emocional

Quando o assunto é demonstrar ou retrair suas emoções, o fundamental é saber dosar os sentimentos. Quem disse que podemos escolher o dia e a hora exata em que sentiremos raiva, melancolia ou angústia? Não há como prever.

O segredo é aprender a lidar tanto com as suas reações quanto com as das pessoas ao seu redor. Mantenha a inteligência emocional e seja uma profissional que sabe controlar e expor com maestria todas as suas emoções, sejam elas boas ou ruins.

8. Preserve o seu bom humor

Não existe nada melhor do que trabalhar com pessoas bem humoradas, não é? Garanta doses extras de leveza em seu dia a dia, torne o ambiente de trabalho mais leve e, de quebra, supere mais facilmente as situações de estresse e insatisfação.

Ser reconhecida pelo bom humor é sempre bom. Só tenha cuidado e bom senso para não exagerar e acabar se tornando uma pessoa inconveniente.

Bônus: 8 características de um profissional resiliente

Agora que você já sabe os motivos que fazem da resiliência a maior competência da atualidade e como conquistá-la, precisa conhecer os fatores que diferenciam os profissionais com essa característica dos que não sabem driblar os desafios. Anote todos aí e garanta que estejam em seu currículo:

1. Otimismo

Enquanto os pessimistas vivem cercados de reclamações e queixas, os profissionais otimistas trabalham tudo com positividade e encontram com mais facilidade e praticidade as respostas das quais precisam.

2. Direção com propósito

Viver sem direção ou propósito é sinônimo de ter uma vida sem sentido — e também desperdício de talento e tempo. Tenha sempre em mente qual é o sentido da sua vida profissional e pessoal.

3. Adaptabilidade

O melhor profissional é aquele que não apresenta problemas no momento de se adaptar e mudar de acordo com as situações, necessidades e circunstâncias.

4. Criatividade

Com tantos profissionais de uma mesma área, nada mais justo do que destacar aquele mais criativo e autêntico, concorda? Pense sempre fora da caixa e encontre soluções nunca antes imaginadas.

5. Busca de apoio

Ter amigos e familiares incentivadores e apoiadores é o segredo de quem deseja reduzir o estresse, a ansiedade e a vulnerabilidade. Não tenha medo, vergonha nem orgulho de procurar as pessoas que ama quando precisar de apoio, da mesma forma que não se deve ter receio ao buscar opções de apoio fora da família, como os profissionais de coaching, mentoring e terapia.

6. Autoconfiança

Se você não acredita em si próprio, quem acreditará? Afirme suas capacidades para você mesma antes de querer prová-las aos outros.

7. Orientação para o desafio

Esse é um ponto fundamental para avaliar o quanto o funcionário busca e gosta de novas situações desafiadoras. É importante avaliar qual a reação da pessoa, se ela enxerga no novo uma oportunidade de aprender e se desenvolver ou não.

8. Controle emocional

Já vimos que o excesso de sentimentos pode ser tão prejudicial quanto a ausência, não é mesmo? Por isso, mantenha sempre a calma e o controle de suas emoções.

E então, aprendeu a garantir sua resiliência no trabalho? Se você sabe de mais dicas e aspectos importantes, deixe um comentário!

 

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Por: Fernanda Fuhrmeister

Diretora de Customer Success na Grou, psicóloga e empresária. Sua missão é impactar positivamente pessoas e empresas através de tecnologias inovadoras para Gestão de Pessoas.

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