Tendências de tecnologia no RH para 2020: conheça as 6 principais

Atrair candidatos, recrutar, reter, fazer o plano de carreira e reduzir o índice de turnover são apenas algumas das funções do Recursos Humanos. Sem contar que, em algumas empresas, o setor também é responsável pelas rotinas de departamento pessoal, além de ficar de olho nas tendências. É muito trabalho, concorda? 

Você já pensou em como a tecnologia no RH pode contribuir na execução dessas e outras atividades? Estamos começando mais um ano e este é um momento oportuno para fazer o planejamento da sua empresa –  isso inclui conhecer as tendências que estão em alta! 

Pensando nisso, convidamos o Tangerino para apresentar as principais metodologias, técnicas e recursos que vão melhorar o relacionamento entre empresa e colaborador, além de facilitar as tarefas do dia a dia. Ficou interessado? Continue a leitura e descubra o que está em alta em 2020! 

1. People Analytics

A migração de processos para o ambiente virtual é a grande mudança proporcionada pela transformação digital

Com isso, muitas informações produzidas pelo RH ー até então inacessíveis ー, agora podem ser acessadas sem complexidade, visto que hoje é muito comum nas empresas o uso de softwares e ferramentas. 

Nesse contexto, surge o People Analytics. A metodologia consiste em utilizar análises qualitativas e dados do sistema de controle de ponto e folha de pagamento, por exemplo, para:

  • conhecer o comportamento dos funcionários no trabalho; 
  • identificar os papéis de cada um na equipe;
  • saber como anda a produtividade;
  • descobrir o que deixam as pessoas motivadas.

A partir disso, o RH se torna mais estratégico, capacitado a fazer previsões, testar competências e contratações melhores. 

2. Gamificação

A tecnologia no RH evoluiu e trouxe uma nova tendência e metodologia para estimular o engajamento dos colaboradores. A gamificação utiliza a lógica dos games para motivar o comportamento esperado por uma determinada ação; por exemplo, o aprendizado durante um treinamento organizacional e o interesse em atingir as metas da empresa a partir de um sistema de pontuação e classificação.

Para o RH, o principal benefício da gamificação é a melhora no relacionamento dos colaboradores com a empresa, como nos casos de capacitação e tarefas cotidianas, em que o profissional é estimulado a aprender ou produzir mais. Por fim, o engajamento interpessoal gerado contribui com a retenção dos colaboradores e, consequentemente, diminui o índice de turnover.

Recrutamento e seleção 

Outra possibilidade de usar a gamificação é no recrutamento e seleção de colaboradores. 

Um jogo de perguntas e respostas na etapa inicial pode ser uma boa estratégia para conhecer o perfil do candidato e testar o seu fit cultural com a empresa. Também é possível criar uma competição criativa, gincanas virtuais ou testes de habilidades de modo a avaliar os conhecimentos técnicos e competências. 

3. Gestão de pessoas em tempo real é tendência, sim!

Um dos grandes benefícios que a tecnologia no RH proporciona é a agilidade. Inclusive, ela permite a gestão de pessoas em tempo real com o acompanhamento das informações que estão disponíveis a todo o momento. 

Uma ferramenta de ponto digital, por exemplo, faz o controle da presença diária dos colaboradores e oferece outros recursos. Ao acessar a plataforma pelo computador ou celular, o gestor identifica o número de colaboradores que já bateram ponto e também aqueles que não registram presença, além de acompanhar as faltas, atrasos e a quantidade de horas extras executadas.

Dessa forma, independentemente do lugar em que estiver, o responsável se mantém informado do cumprimento do horário de trabalho, descobre se a equipe está completa e tem acesso a relatórios de gestão em segundos. Já o colaborador tem a facilidade de bater ponto pelo computador, tablet ou celular, até mesmo quando o sinal de internet não estiver disponível.

4. Armazenamento em nuvem

Na empresa em que você trabalha já houve problemas de falta de espaço de armazenamento ou perda acidental de um documento importante? O armazenamento em nuvem é uma tecnologia no RH muito importante, pois proporciona mais agilidade e garante a segurança dos arquivos.

O setor de Recursos Humanos pode se beneficiar com a contratação de servidores terceirizados, como os do Google, e ao utilizar softwares que façam armazenamento em nuvem. Além disso, o acesso aos arquivos em qualquer hora, de qualquer lugar, vai de acordo com as práticas de trabalho remoto e flexibilidade que muitas empresas oferecem hoje em dia.

5. Experiência do candidato

Outro fator importante e que conta muito para a boa performance do RH e para a imagem positiva da empresa é a experiência oferecida aos candidatos

Possivelmente, você deve estar se perguntando: como a tecnologia no RH está relacionada a essa prática? 

Então, veja: existem softwares de recrutamento e seleção que, além de facilitar a gestão das vagas, ajudam a criar uma experiência digital fácil e prazerosa. Assim, os candidatos são impactados positivamente logo no primeiro contato com a empresa.

Outra questão a ser priorizada quanto à satisfação dos candidatos são os feedbacks. Atualmente, muitos profissionais reclamam da falta de uma resposta, principalmente quando ela é negativa.

Essa situação também pode ser revertida com o uso de ferramentas de RH que oferecem templates de feedbacks para todas as etapas dos processos. Uma ótima solução para ninguém ficar sem retorno, certo?

6. Gestão de benefícios corporativos

Mais do que um salário atrativo, hoje os profissionais estão em busca de oportunidades que também ofereçam benefícios corporativos que lhes ajudem a ter uma qualidade de vida melhor. 

Já pelo lado das empresas, essa prática é uma boa estratégia para motivar e reter talentos. Por isso, investir na oferta de benefícios além dos obrigatórios (férias, FGTS, décimo terceiro salário e vale-transporte) se torna bastante necessário. 

Além dos benefícios mais comuns ー assistência médica, plano odontológico, vale-alimentação ou vale-refeição ー, existem opções diferenciadas que são bem aceitas pelo público interno. 

Já pensou em oferecer bolsas de estudo, vale-cultura ou desconto em academias? Vale fazer uma pesquisa interna para descobrir quais são os mais desejados na sua empresa e, depois, utilizar a tecnologia no RH para fazer a gestão dos benefícios contratados em um só lugar.

A tecnologia no RH mudou a forma de recrutar e selecionar candidatos e evoluiu para o uso de softwares especializados em cada área da gestão de pessoas, desde a análise do comportamento dos colaboradores com base em dados até o controle da jornada de trabalho feito de maneira rápida e segura. Aproveite e analise quais são as soluções que vão contribuir nos melhores resultados da sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Ele foi desenvolvido por Ayalla Nicolau, redatora no Tangerino, empresa de gestão e controle de ponto digital.

Deixe seu comentário!