5 dicas de ouro para usar o Data Storytelling na empresa

Com a transformação digital, o uso de dados é essencial para embasar as tomadas de decisões dentro das organizações, e essa realidade já chegou ao departamento de Recursos Humanos.

Assumindo uma posição cada vez mais estratégica, os profissionais da área podem contar com a ajuda da tecnologia para otimizar os processos e também ter indicadores para melhorar as atividades do setor. Na hora de apresentar essas informações, o Data Storytelling é um excelente recurso não só para humanizar, mas também para elucidar muitas questões envolvendo os números.

Se ainda não sabe o que é Data Storytelling ou já ouviu falar, mas ainda não colocou em prática, este post é para você! Nele você vai aprender tudo sobre essa tendência que já é usada em grandes organizações, e como fazer as melhores apresentações contando histórias a partir de dados. Acompanhe!

Afinal, o que é Data Storytelling?

Basicamente, o Data Storytelling é a capacidade de traduzir dados para leigos, influenciando-os a tomar decisões.  Essa técnica surgiu da necessidade de combinar a análise de dados com uma narrativa mais criativa, com o objetivo de conquistar o público e manter o maior grau de atenção possível.

Esse recurso também é usado porque as pessoas gostam de ouvir boas histórias e, não raro, muitos de nós só conseguimos aprender sobre números se eles estiverem envoltos em uma boa narrativa. Logo, o uso desse recurso é fundamental para quem trabalha com apresentação de resultados, como no caso de profissionais de RH.

Aliás, o Google é um percursor da narrativa de dados e coleciona vários cases de sucesso, entre eles a apresentação “The customer journey to online purchase”. Nesse trabalho, os profissionais do buscador mais famoso do mundo mostram como é a jornada de compra dos clientes dentro dos e-commerces na atualidade.

Por que contar histórias com os dados?

A verdade é que a maioria das pessoas não entende de números, mas se lembram de boas histórias. Duvida? É só buscar na memória qual a conversa memorável que você teve nos últimos tempos, ou qual o melhor discurso que você já ouviu na vida. Eles são inesquecíveis por causa das histórias contadas ou por causa dos números que foram expostos?

Viu, só? Pessoas gostam e se lembram de boas narrativas! E com a grande quantidade de informações que estão sendo criadas hoje, cresce cada vez mais a necessidade de tornar esses dados interessantes. Assim, com o Data Storytelling, é possível envolver os colaboradores com informações do negócio.

Como usar o Data Storytelling nas empresas?

Para começar a usar o recurso de narração de dados, você deve ter a capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com as informações.

Isso porque, saber trabalhar com as informações torna possível colocar a história no contexto necessário para que os dados façam sentido. Já a habilidade de analisá-las permite usar a narrativa para orientar a cognição e percepção das outras pessoas. Por fim, para argumentar corretamente, é preciso saber contar as histórias e também entender os números.

Assim, uma boa narrativa permite que o público retenha um ponto-chave ou conhecimento sobre determinado tema, tendo como base as informações apresentadas. Isso torna possível que você também gerencie as decisões de forma eficaz, apresentando os dados da melhor forma.

Pensando nessa questão, separamos para você  5 dicas para montar um data storylling. Veja!

1. Defina um objetivo

A definição do objetivo é algo básico. No entanto, é justamente aqui que a maioria das pessoas se perde na hora de montar um bom storytelling.

Se esse é o seu caso, é importante responder às seguintes questões: quem é o seu público? Eles entendem de dados e estatísticas? As respostas para essas questões são norteadoras para a melhor forma de se comunicar com o seu público, seja para fazer analogias, ou ao utilizar termos mais técnicos.

Outra pergunta extremamente importante é: o que eu quero que o meu público compreenda ao final do Storytelling? Essa resposta será o guia principal do Storytelling, ou seja, o seu roteiro.

2. Conte a história certa

Qual história prenderia seu público? Sabendo disso, você poderá adaptar o seu discurso e usar uma linguagem técnica mais próxima dos seus interlocutores.

Para isso, seja simples e direto, e procure ser dinâmico para evitar que a narrativa fique cansativa. Se a ocasião permitir, aposte na descontração e use uma linguagem mais informal para cativar o público.

3. Encontre a narrativa por trás dos números

Uma boa história é como uma colcha de retalhos: você deve ir costurando até que ela ganhe forma. A boa notícia é que sempre tem uma boa história por trás dos números, e para ter sucesso no seu storytelling, você precisa saber como costurá-la para montar uma narrativa.

Se no final não houver muito sentido, é porque ou você não encontrou o melhor caminho para contar a história, ou é preciso se dedicar a uma análise exploratória de dados (AED) para encontrar mais sentido nas informações .

4. Prepare-se

Nem sempre um Storytelling é autoexplicativo. Logo, questionamentos podem acontecer e você deve estar preparado para responder a perguntas como:

  • de que forma aquilo pode resolver a questão X de forma aceitável;
  • como você chegou a determinado cálculo;
  • por que não foi utilizada uma alternativa Z.

Lembre-se que é válido ressaltar os pontos de melhoria  —  ou pontos de atenção  —  na sua apresentação. Essa atitude revela que aperfeiçoamentos sempre poderão ser feitos. Logo, preparar algumas questões que possam vir a surgir é indispensável para um boa apresentação.

5. Aposte em elementos visuais

Fotos, vídeos e até gifs animados podem ser usados para ilustrar seu pensamento e, principalmente, exibir e descrever os seus dados. O uso de gráficos e infográficos é uma boa forma de contextualizá-los para contar a história que você deseja.

Como vimos, o uso do Data Storytelling é uma tendência que pode ser usada no setor de RH para ilustrar diversos processos. Se você gostou deste post sobre dicas de ouro para usar o Data Storytelling na empresa, compartilhe no Facebook e Linkedin para que mais pessoas possam conhecer esse recurso!

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