Entenda o poder da capacidade de resiliência para um líder

11 meses atrás - por: Redator Grou

Compartilhe:

Na atualidade, o mercado exige constantes mudanças das empresas que querem se manter competitivas e obter destaque frente aos seus clientes. Nesse cenário de instabilidade, sobressaem-se as corporações cujos líderes e demais funcionários influenciados por eles que contam com a capacidade de resiliência.

O conceito diz respeito à habilidade do indivíduo de se adaptar positivamente a situações de pressão, adversidades, desafios e transformações, mantendo o foco, a produtividade e a eficácia.

O impacto das novas tecnologias nos meios de produção, as alterações em processos motivadas pelos resultados do monitoramento e da avaliação, os cortes no orçamento… São diversos os fatores que influenciam na tomada de decisão dos diretores de uma empresa e requerem a rápida ambientação de seus profissionais para não haver prejuízos ao negócio.

Tendo como base esse cenário e a importância da resiliência nele, elaboramos para você o post de hoje. Vamos abordar as características e as capacidades de um líder que possui a qualidade e mostrar como ela é fundamental para alcançar os objetivos da empresa em qualquer circunstância. Confira!

Quais as características dos líderes com capacidade de resiliência?

Quer saber qual é o perfil do líder resiliente? Que tal descobrir se você já possui algumas das habilidades dele? Para isso, separamos as principais características dos profissionais que têm melhor performance no trabalho por contar com o atributo.

Inteligência emocional

Controlar emoções e não agir por impulso garantem que atos desastrosos sejam evitados. Quantas vezes nos arrependemos por decisões que tomamos e palavras ditas de “cabeça quente”? Motivados pela raiva, podemos inibir o lado racional de nosso cérebro, fazendo com que nos expressemos mal e causemos desentendimentos.

Com a capacidade de resiliência, no entanto, é possível manter a racionalidade em situações adversas por meio da inteligência emocional. Os líderes que a possuem não se deixam levar pelo calor dos sentimentos e pensam, friamente, em soluções para os problemas que se interpuserem em seu caminho. Os impulsos não tiram o foco do seu trabalho.

Otimismo

O líder resiliente é, naturalmente, otimista. Ele sempre enxerga o lado bom das coisas, inclusive dos erros, tirando proveito de cada experiência. Por saber que a cada dia novas oportunidades são oferecidas, ele está disposto a encará-las de forma positiva e a evoluir com elas.

As ações que não deram certo no passado representam aprendizado e aprimoramento profissional. Na cabeça do líder resiliente, o desespero e a frustração frente ao erro dão lugar à busca de novas formas para alcançar o sucesso e ao “arquivamento” do que não deu certo no passado para que não se repita no futuro.

Empatia

Entender como o outro se sente é fundamental para preservar o bom clima organizacional. O profissional resiliente consegue se colocar no lugar de clientes, subordinados e demais colegas de trabalho, encontrando respostas mais efetivas para os desejos e as necessidades apresentados.

Ele não é um dirigente tirano, já que abre espaço para o diálogo e é um bom gestor de pessoas. Sua ampla visão do negócio o permite dar retorno preciso sobre os questionamentos que recebe.

Objetividade e percepção aguçada

O gestor resiliente tem percepção sinérgica do negócio. Ele sabe como todos os processos funcionam e como estão interligados. Isso permite a objetividade para resolução de problemas.

Além disso, o profissional se atenta aos detalhes, identificando rapidamente quando algo não vai bem e propondo medidas corretivas imediatas.

Confiança

Há segurança em todas as decisões tomadas pelo profissional que possui a resiliência. Ele tem coragem para agir e não se intimida em assumir responsabilidades. Por saber que o erro é uma oportunidade de aprendizado, o líder não teme encará-lo.

Está sempre pronto para fazer o seu melhor para atingir resultados satisfatórios, ascendendo na carreira e permitindo que toda a sua equipe cresça também.

Capacidade de influenciar pessoas

Por todas as características que citamos, o líder com capacidade de resiliência representa muitos ganhos para uma empresa. Com seu alto padrão de integridade, o profissional inspira confiança aos demais funcionários, apontando o caminho a ser seguido.

Utilizando-se de seu grande potencial para gerir pessoas e controlar problemas, ele é encarado, de forma espontânea, como um modelo de atuação profissional. Seus atos mostram como ser bem-sucedido no ambiente corporativo.

Como se tornar um líder resiliente?

Se essa não é uma habilidade natural sua ou se você não possui todas as características de um líder resiliente, não precisa se preocupar. Com a ferramenta certa, é possível desenvolver a aptidão.

O primeiro passo é reconhecer as vantagens possibilitadas por essa postura e ter vontade de evoluir, ou seja, trazê-la para a sua rotina profissional. A partir daí, você pode contar com a gente para te ajudar.

questionário de resiliência é um produto que mede os padrões de pensamento do indivíduo, as preferências e os comportamentos que afetam a sua capacidade de responder de forma positiva às adversidades e desafios.

A ferramenta fornece informações sobre como cada componente de “perfil de resiliência” de uma pessoa pode ser desenvolvido em vez de avaliar se determinado profissional tem as características ou não.

Com a facilidade de ser online, o questionário reúne oito componentes da resiliência, mapeados por meio de pesquisas:

  • autoconfiança;
  • otimismo;
  • busca de apoio;
  • direção com propósito;
  • adaptabilidade;
  • inventividade;
  • orientação para o desafio;
  • controle emocional.

Após o preenchimento, que tem caráter de trazer evolução e aprimoramento e nunca punição, o questionário fornece um resumo dos resultados em cada componente e opções de ação para o aprimoramento.

Além disso, há também a apresentação dos scores de um grupo padrão, que respondeu anteriormente aos questionamentos. O recurso permite melhor assimilação do feedback e a comparação das marcas pessoais com as de referência, indicando quais aspectos devem ser priorizados e como fazer isso.

Não perca mais tempo! Desenvolva a capacidade de resiliência e usufrua de todos os benefícios que ela proporciona. Para crescer em sua carreira e influenciar pessoas, é preciso possuir essa habilidade.

Entre em contato com a Grou para saber mais sobre como é possível mudar a sua forma de atuar profissionalmente (e também a de seus colegas de trabalho) para alcançar grandes resultados.

 

▶️ Para saber mais sobre a formação Avaliador de Resiliência, preencha o formulário abaixo ou acesse http://bit.ly/avaliador-resiliencia:

 

Por: Redator Grou

Especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Ama o mundo corporativo, tecnologias e está sempre antenado as tendências de mercado.

posts do autor

Junte-se a nós e receba conteúdos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios

Fale com a gente.