Eventos de Tecnologia para Gestão de RH: por que participar?

1 semana atrás - por: Redator Grou

Compartilhe:

A gestão de RH tem passado por grandes mudanças com a transformação digital. Hoje, boa parte dos processos podem ser automatizados ou aprimorados com o apoio de softwares e ferramentas de ponta.

Para acompanhar as novidades deste setor que está mudando tão rapidamente, é importante para o profissional da área participar de eventos de RH, que favoreçam o aprendizado de novas tecnologias e integrem os colaboradores às formas atualizadas de gestão.

Pense bem sobre as últimas tecnologias: software de análise comportamental, seleção de novos talentos, sistemas de melhoria da comunicação interna e assim por diante. A verdade é que 56% das empresas já estão reformulando seus processos para contar com ferramentas digitais.

Continue lendo e conheça as tecnologias e eventos de RH!

Quais mudanças estão ocorrendo na gestão de RH?

Todas as organizações estão passando por uma transformação digital. Esse período, nada mais é do que um reflexo da indústria 4.0, no qual ferramentas digitais substituem o trabalho tradicional e agregam mais eficiência, agilidade e segurança aos processos.

Absolutamente todos os setores da empresa estão sendo impactados, em especial o RH. Este setor deixou de ser apenas operacional para se tornar estratégico e digital e já conta com novas tecnologias capazes de automatizar o trabalho.

Toda essa revolução pode ser percebida, por exemplo, no processo de análise do perfil comportamental. Antes, a coleta e análise de informações com o funcionário poderia demorar horas e estava sujeita a diversos erros. Hoje, a mesma análise pode ser feita por um software que coleta e cruza as respostas em segundos. Portanto, toda análise ganha celeridade e segurança.

Existem outros processos que passam por igual transição tecnológica, como o recrutamento e seleção (R&S), o treinamento da equipe, o monitoramento dos resultados e a avaliação de desempenho. Isso é um grande benefício à gestão de RH e aos negócios em geral.

Quais os benefícios resultantes da participar em eventos de RH?

Como tudo tem mudado rapidamente, participar de eventos de RH é uma ótima estratégia para se manter na vanguarda, fazer novos contatos e implementar o que há de mais moderno no seu trabalho. São muitos os benefícios!

Aprendizado de novas práticas

A gestão de pessoas está sendo revista constantemente. Sempre que são feitas novas descobertas sobre o processo de integração, motivação e desenvolvimento de pessoas, novas práticas surgem para tornar o RH mais eficaz. Nesse sentido, ao participar de eventos, você pode conhecer os métodos e tecnologias de ponta para liderar pessoas.

Tenha como exemplo o processo de R&S. Antes, era um evento pontual e de pouco viés estratégico. Atualmente a atração de talentos deve ser contínua e a empresa deve formular uma forte marca empregadora para recrutar os melhores. E mais, há uma série de tecnologias que facilitam todo o fluxo de contratação. A mudança é grande!

Troca de experiência

Quando você está dentro da empresa é comum que tenha contato com pessoas do mesmo campo de conhecimento acerca do RH. Isso facilita o diálogo e a execução do trabalho, mas, para o crescimento profissional, é necessária a troca de experiências com outras pessoas – que atuem em áreas distintas e dominem novas tecnologias.

Nesse caso, um dos lugares de destaque é o evento de RH. É possível encontrar gente de todos os lugares e com competências diversificadas. Você pode conhecer outros psicólogos, analistas, estrategistas, programadores e assim por diante. Essa experiência contribuirá para que você seja um profissional mais completo e eficiente.

Desenvolvimento profissional

Desenvolver-se sempre é um verdadeiro desafio. O expediente de trabalho é corrido e sobra pouco tempo para qualificar-se. Aí está outro benefício do evento de RH: é possível aprender muitas coisas, mesmo sem precisar passar muitas horas em um treinamento.

Se o objetivo é se desenvolver em torno de novas tecnologias, esses eventos são ainda mais importantes. Existem poucas opções de cursos sobre gestão de pessoas ou liderança que abordem as modernas ferramentas de RH. Já no caso dos eventos, é comum que se apresente o que há de mais moderno.

Modernização da gestão de pessoas

Há uma enorme demanda pela modernização da gestão de pessoas. Boa parte dos processos podem ser aprimorados com a ajuda da tecnologia, garantindo que todo o trabalho seja feito com maior qualidade. Nesse sentido, os eventos de RH podem ajudar na descoberta de tecnologias de ponta que agregam competitividade ao setor. O participante fica por dentro de tecnologias para integração, treinamento e análise comportamental. Tais tecnologias tornam toda a empresa mais eficiente e competitiva no mercado.

Quais eventos de gestão de RH possuem maior destaque?

Há uma enorme diversidade de eventos sobre tecnologia e RH que acontecem dentro e fora do Brasil. No entanto, é crucial selecionar o que melhor se adapta à necessidade da empresa e que pode gerar um elevado retorno sobre o investimento (ROI).

Nesse sentido, você deve analisar itens como: conteúdo programático do evento, rentabilidade na participação e alinhamento com a atual realidade da empresa. Entre os eventos de maior destaque no Brasil, é possível citar:

RH Conference

É realizado pela HSM. O intuito é discutir sobre o RH na era digital e como as novas tecnologias influenciam nos resultados.

RH Summit

O evento desvenda como as melhores equipes de RH do mundo utilizam processos, tecnologia e pessoas para criar negócios exponenciais.

Desafios e tendências em T&D

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). Oferece um panorama sobre o treinamento no Brasil e as principais tecnologias empregadas.

HSM Expo

Envolve palestras sobre inovação, cultura, liderança e tecnologia aplicada à gestão ao RH. Conta com palestrantes nacionais e internacionais.

CONARH

É o congresso nacional de gestão de pessoas promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. Promovido há 44 anos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos — ABRH Brasil.

Essas são só alguns dos principais eventos. Existem muitos outros em cada região!

Como é possível observar até aqui, participar de bons eventos de RH pode contribuir para o aprendizado pessoal, para o aprimoramento do RH e da empresa em geral. A verdade é que integrar novas tecnologias ao trabalho tem se tornado, a cada dia, uma necessidade para a construção de uma empresa bem-sucedida.

Agora que está por dentro do tema, aproveite para deixar seu comentário em nosso post. Conte-nos suas principais dúvidas, experiências ou sugestões!

Por: Redator Grou

Especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Ama o mundo corporativo, tecnologias e está sempre antenado as tendências de mercado.

posts do autor

Junte-se a nós e receba conteúdos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios

Fale com a gente.