Matriz 9-Box: apresente o potencial dos profissionais aos gestores

homem no escritório com título ao lado: Matriz 9-Box: apresente o potencial dos profissionais aos gestores

A Gestão de Pessoas tem se tornado cada vez mais responsabilidade dos gestores do que propriamente dos profissionais da área de RH e esse novo momento demanda uma mudança maior de mindset nas organizações no que se refere à gestão de seu capital mais valioso, o capital humano.

Essa mudança de mindset requer cada vez mais que o RH se torne um parceiro estratégico das lideranças e do negócio. Pensando nisso, o artigo de hoje trata sobre uma ferramenta que auxilia o início da relação estratégica entre gestores e RH, chamada de Matriz 9-Box.

O que significa 9-Box?

O nome 9-Box vem de “9-Box Matrix”, traduzindo “matriz de nove caixas”.

Qual a origem da Matriz 9-Box?

A Matriz 9-Box surgiu como uma ferramenta de gestão de negócios. Na década de 80, nesta época era comum nos EUA grandes empresas possuírem negócios extremamente diversificados dentro de uma mesma organização, negociada na bolsa de valores. Um dos desafios dessas empresas era, então, definir quais negócios mereciam mais investimentos, quais deveriam ser deixados como estavam e quais deveriam ser desinvestidos.

Como a Matriz 9-Box chegou na Gestão de Pessoas?

De um tempo para cá o RH adaptou essa matriz para fazer a Gestão de Pessoas, assim como no passado era utilizada para fazer gestão de negócios.

Toda metodologia pode ser aplicada ou adaptada para todas as áreas, e neste caso, não foi diferente.

A Matriz 9-Box é composta por um plano cartesiano, composto por 2 eixos, Performance e Potencial, alocados em 3 caixas.

9 box grou

Faça o download da sua Matriz 9-Box clicando aqui.

Esta é uma ferramenta que permite uma tomada de decisão mais consistente e também uma visualização mais prática de seus principais talentos e potenciais de desenvolvimento em sua empresa.

Ela possibilita, desta forma, traçar um plano de ação mais direto e assertivo, tendo com a Matriz 9-box o parâmetro que você necessita para canalizar seus esforços de treinamento e desenvolvimento, promoções, realocações e, em alguns casos, até mesmo desligamentos.

Como utilizar a matriz 9-box?

Você deve alocar em cada uma das caixas as características identificadas em seus colaboradores, tanto comportamentais quanto de performance, neste caso estamos falando de avaliar suas entregas e também suas competências, e alocá-las nas caixas, conforme a classificação indicativa acima.

Imagine que você possui uma posição de liderança na qual gostaria de aproveitar um de seus talentos internos, para isso, você precisa identificar quais deles possui maior adesão a vaga. Esse é um dos casos nos quais essa matriz poderá ser aplicada para apontar qual de seus profissionais está mais preparado para assumir uma posição com maiores responsabilidades e qual profissional está mais distante.

Normalmente performance, entregas e resultados são acompanhadas e sinalizadas pelo gestor no dia a dia. No entanto, as competências requerem um trabalho mais profundo de mapeamento comportamental. Neste caso, é necessário inicialmente definir as competências mandatórias da posição e posteriormente mensura-las em seus profissionais. A partir desta análise, você poderá visualizar os profissionais que atendem as necessidades, os que excedem as expectativas e os que necessitam de desenvolvimento ou realocação.

Em quais processos utilizar a Matriz 9-Box?

• Promoções
• Movimentações e Realocações
• Aumentos de remuneração
• Treinamento e Desenvolvimento
• Desligamento
• Mapeamento de equipes

Por que utilizar a Matriz 9-Box?

A Matriz 9-Box auxilia na tomada de decisões complexas, estimula a discussão entre gestores e RH sobre performance e potencial de sua equipe e permite, desta forma, uma tomada de decisão baseada em dados consistentes e não subjetivos. Além disso, o processo de gestão de pessoas se torna mais humanizado e justo.

A Matriz 9-Box é indicada para programas maiores e tomada de decisões mais complexas. Em outros casos, utiliza-la pode ser um desperdício de tempo.

Importante: A Matriz 9-Box não visa rotular os colaboradores e este é um instrumento que deve ser utilizado apenas pela área de Gestão de Pessoas e Lideranças, não sendo indicado apresentar ao profissional o nome do quadrante onde ele se enquadra.

Conforme já mencionamos neste artigo, há muitas vantagens nesta ferramenta, mas como todas as ferramentas, a má utilização da Matriz 9-Box pode causar conflitos internos. Nós apoiamos e defendemos a “não rotulação” dos diferentes potenciais, pois acreditamos que as diferenças são fundamentais e enriquecem o ambiente de trabalho e, por esse motivo, devem ser gerenciadas de forma cuidadosa e responsável.

Você sabia?

A plataforma PDA International possui um relatório exclusivo que realiza a mensuração das 24 competências mais utilizadas no mundo.

Se você está com dificuldades de mensurar as competências em sua empresa, não deixe de conhecer como o PDA pode ajudar na construção da Matriz 9-Box de sua empresa.

Não deixe de acessar clicando aqui e fazer o download da sua Matriz 9-Box que elaboramos exclusivamente para você!

Até mais!

Deixe seu comentário!