5 dicas para manter a produtividade e resultados no home office

O mundo precisou se adaptar rapidamente e, na fase atual, grande parte das empresas que têm a possibilidade do trabalho a distância, estão utilizando. De acordo com uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx), aqui no Brasil, em 2020, 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office.

Mas, para quem não está acostumado com o home office, o teletrabalho pode ser algo bastante desafiador.

Ouça agora o conteúdo na íntegra:

Não existe receita de bolo para conseguir se manter produtivo mesmo que fora do escritório e longe dos colegas de trabalho, apenas dicas que, se você tentar e se esforçar, podem dar certo – e muito! A dúvida sempre vai existir: colaboradores que em regime de home office rendem mais do que os que vão, diariamente, para os seus locais de trabalho?

A resposta está aqui: com estratégia e foco, é possível, sim! E quando se fala em estratégia, não quer dizer fazer planos mirabolantes sobre como manter a sua produtividade em alta mesmo não estando, fisicamente, alocado. Mas, sim, com pequenas coisas que podem facilitar o crescimento desses seus indicadores de desempenho.

Sabendo disso e com o intuito de ajudar gestores, líderes e colaboradores durante o cenário mundial, a Grou (que também está trabalhando a distância por prevenção ao Covid-19) preparou uma série de 5 dicas que vão te ajudar a se manter produtivo e focado nos resultados no home office! Confira:

Pense como um rato

“Ué, como assim?”. Pode parecer estranho, mas é verdade: pensar como um roedor, que procura o canto mais calmo e quieto da casa pode trazer bastante eficiência quando o assunto é tranquilidade para produzir. Enquanto algumas pessoas ainda precisem daquele barulho de fundo para serem eficientes, outras preferem o silêncio total para que consigam focar.

Se você se identifica com o último grupo, o ideal é tentar estabelecer a sua estação de trabalho em um local da casa afastado de áreas de transição, como corredores, e cômodos que os outros moradores (caso você não more sozinho) frequentem, como cozinhas e salas de estar.

Rotina, sim!

Por mais que o trabalho a distância descaracterize um pouco o cotidiano de ir e voltar de escritórios e centros corporativos, manter uma rotina faz parte de quase todas as dicas encontradas sobre produtividade e home office. Organize sua agenda e o seu dia de acordo com as suas necessidades de entrega e demandas e tente seguir, ao máximo, o planejamento que você criou.

E, falando em planejamento, se você é adepto aos post-its ou ferramentas de gerenciamento, como o Trello ou Monday, uma boa dica é colocar todas as suas tarefas neles e ir riscando quando concluí-las. Assim, você vai conseguir enxergar o que já fez, o que está fazendo e o que ainda tem que fazer – além de se manter motivado ao ver que está progredindo!

Estação de trabalho clean é tendência no home office

Sabe aquela paz que algumas pessoas sentem ao ver ambientes organizados e “desentulhados”? Então saiba que deixar o seu computador e materiais de trabalho em ordem em cima da mesa colabora bastante para que o seu cérebro assimile que aquele momento é de tranquilidade para produzir.

Claro, se você é do time dos que conseguem criar em ambientes mais acelerados e dinâmicos, sinta-se livre para deixar a sua estação de trabalho do jeito que você se sentir mais confortável – e produtivo!

Faça pausas!

Sim, mesmo no trabalho a distância, fazer pausas entre uma tarefa e outra é essencial para dar ao seu corpo o tempo que ele precisa para descansar e continuar produzindo. Uma ótima dica é colocar um alarme no seu celular de uma em uma hora para que você se deixe levantar, exercitar, tomar um café e abstrair um pouco, por, no mínimo 15 minutos!

O cérebro funciona por estímulos e tratá-lo como uma máquina não é sinônimo de produtividade. Por isso, tente relaxar mesmo que as entregas demandem o seu foco total; afinal, você só conseguirá entregar qualidade se se sentir apto e tranquilo a realizar as demandas.

Vista-se como se fosse trabalhar

Você pode até achar estranho, mas usar as roupas que você usaria para ir ao trabalho podem fazer com que você sinta que está trabalhando e produzindo mais no home office. Se seu trabalho depende de uniformes, tente utilizá-lo durante o dia de trabalho em casa e veja se realmente deu resultado.

Ah, outra coisa: nós sabemos que o pijama é confortável e a possibilidade de utilizá-lo durante o dia pode ser muito tentadora, mas deixe ele apenas para a hora de dormir, combinado? Assim, ao utilizar as roupas de trabalho, você consegue ter a sensação que está, de fato, na empresa, conseguindo ficar mais focado e produtivo.

 

A Grou está aqui não só para distribuir tecnologias que impactem positivamente e transformem os RHs em áreas inteligentes e estratégicas. Nosso compromisso também é com a entrega de informações que ajudem empresas a lidar com mudanças e transformações.
Continue ligado nos nossos conteúdos aqui no blog e nas redes sociais também para ficar por dentro de dicas e conteúdos que podem auxiliar nessa fase atual!

Deixe seu comentário!