Pedido de demissão: principais motivos e como evitá-lo

Como evitar um pedido de demissão? Um problema comum para empresas ao redor do mundo são as altas taxas de turnover. Elas conseguem cativar candidatos ao longo do processo seletivo e fecham contratos com eles, mas em pouco tempo os mesmos relatam algum tipo de insatisfação e pedem para sair. Começa, novamente, após o pedido de demissão, o processo de contratação, com todas as suas horas de trabalho e stress.

E se o seu negócio pudesse fazer diferente, aumentando as KPIs do departamento de RH e reduzindo custos para preencher todas as posições na empresa? Investigando os motivos que levam a um pedido de demissão podemos buscar estratégias para reduzir a incidência deles.

Quer descobrir como? Então continue a leitura e entenda por que os pedidos de demissão acontecem.

Falta de feedback e orientação

Muitos funcionários desistem de um emprego por um motivo simples: é impossível fazê-lo bem. Por não receber um bom feedback ou orientações de seus gestores, profissionais, por mais capacitados que sejam, não conseguem satisfazer a expectativa da chefia. Eventualmente, eles pedem demissão.

A maneira como a sua empresa orienta os candidatos e os motiva no dia a dia é fundamental no sucesso de uma contratação. A oferta de cursos de aperfeiçoamento, treinamentos e horários flexíveis para conciliar esses estudos com o trabalho deve estar nos planos da sua empresa se ela quiser motivar mais os profissionais.

O ideal é que a relação entre funcionário e empresa funcione sempre como um ganha-ganha. Quando ele sente que está fazendo um esforço muito grande, mas não recebendo nada em troca e deixando de aprender em outro local de trabalho, ele perde o interesse no sucesso da organização. Esse tipo de profissional acaba se tornando pouco produtivo e compatível com a empresa e pede demissão.

Problemas de comunicação com lideranças

Problemas de comunicação também estão entre os principais motivos pelos quais alguém pede demissão. Seja na comunicação ativa ou passiva, o funcionário quer se sentir parte do debate e contribuir de todas as maneiras possíveis para o sucesso da organização. Todavia, quando há um desafio da parte da chefia para ouvir e implementar boas ideias, o relacionamento fica fragilizado.

Com meses ou até anos, o colaborador sente que não tem o seu trabalho reconhecido na empresa e acaba desistindo de trabalhar ali. Fazer um esforço para que as lideranças do negócio tenham excelentes soft skills e consigam estimular e incluir todos nas suas equipes é uma tarefa para o RH. Construir pontes entre os profissionais para que eles consigam interagir com o máximo de destreza entre si fará com que a empresa tenha mais facilidade de reter talentos e prosperar.

Pouco encaixe com a cultura organizacional

Todas as empresas têm uma cultura. Em geral, ela é expressa não só na visão e valores da organização, mas também em como ela se comporta como grupo no dia a dia. Da maneira como funcionários interagem entre si à forma como compartilham o espaço do escritório, tudo é cultura organizacional.

Excetuando-se raros casos, não há nada de errado em ser incompatível com uma determinada cultura organizacional. Mas isso traz dificuldades para o dia a dia do profissional e, comumente, é um motivo para pedir demissão. Afinal, mudar uma engrenagem é mais fácil do que substituir todo o motor.

O problema está no tempo que a empresa gastou treinando esse funcionário, nos salários que pagou e no custo do processo de seleção que terá que enfrentar para preencher a vaga novamente. Todo esse trabalho só tem que ser feito porque na primeira tentativa não houve acerto.

Reverter isso é uma das demandas mais sérias para o departamento de Recursos Humanos. Avaliar o quanto um candidato reflete a cultura organizacional é estratégico para que a taxa de turnover seja reduzida. Se você nunca mais quer ouvir essa justificativa na hora de uma demissão, considere avaliar como acontecem hoje os processos do RH.

Vontade de empreender ou experimentar outra carreira

Nem todos os motivos para pedidos de demissão significam que a sua empresa está fazendo algo errado. Em alguns casos, o funcionário quer apenas tentar outra carreira ou mesmo empreender. Nesses casos, as marcas que conseguiram fazer o dever de casa na hora de estruturar os seus departamentos de Recursos Humanos ganham um aliado.

Um funcionário que deixa a empresa satisfeito é um advogado de marca excelente. Ele fala com orgulho dos produtos e serviços que ajudou a construir e só tem coisas positivas a mencionar.

Conquistar isso, entretanto, é um desafio diário. Manter níveis de satisfação altos entre as equipes é o esforço mais constante do departamento de RH. Felizmente, há tecnologia para ajudá-lo a lidar com isso.

Ferramentas de gestão de pessoas vão permitir que o RH de uma empresa se relacione melhor com os colaboradores, interaja e ofereça suporte nas demandas internas.

Considere implementar esse recurso na sua organização para que os pedidos de demissão recebidos, daqui por diante, sejam todos um final feliz. Quem sabe a sua organização não ganha um parceiro de negócios a mais em quem confiar?

Os motivos pelos quais funcionários pedem demissão são muitos, mas uma coisa é certa: melhorias no seu processo de contratação podem reduzir as chances de que isso aconteça.

Trabalhar para identificar os candidatos mais próximos à cultura organizacional, buscar entender o perfil dos entrevistados melhor e utilizar o conhecimento acumulado em múltiplas tentativas para identificar o candidato certo são maneiras de fazer isso.

Otimizações na maneira como o departamento de Recursos Humanos contrata funcionários impactarão no número de demissões, todavia, é preciso lembrar que pedir demissão é uma decisão muito pessoal.

Portanto, nunca podemos traçar com exatidão quando um candidato fará isso ou se ele o fará. Mas conseguimos diminuir bastante o turnover com melhores práticas no processo de contratação e a ajuda de ferramentas criadas para isso.

Gostou de entender os principais motivos pelos quais funcionários fazem um pedido de demissão? Está enfrentando um problema como esse na sua empresa? Vamos conversar. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções.

 

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