Tipos de liderança: qual é o melhor para a sua empresa?

Um bom líder faz toda a diferença no crescimento de uma empresa. Isso porque eles são capazes de atrair, direcionar e motivar pessoas na busca pelos resultados desejados. Hoje, existem vários tipos de liderança, mas qual será o melhor para o seu negócio?

Para responder essa pergunta, primeiro, é importante conhecer os vários perfis e seus pontos positivos e negativos. Alguns líderes são mais centralizadores, enquanto outros são mais dinâmicos. Essas características influenciam diretamente no sucesso das tarefas.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Hoje vamos falar sobre todos os aspectos da liderança e mostraremos para você os tipos de líderes que você pode encontrar por aí. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Qual o papel da liderança?

Antes de começarmos a falar sobre os tipos de liderança que existem precisamos entender por que essas diferenças acontecem e o que elas representam dentro do ambiente de trabalho. Afinal, liderança parece uma característica bastante bem definida, mas a verdade é que muitas pessoas podem assumir liderança em situações diversas (e deixá-la de lado em outras). Isso acontece porque cada ambiente de trabalho é diferente.

Você deve ter trabalhado em algumas empresas e percebido isso. Em cada local em que prestou serviços algumas características em particular diferenciavam o líder. Em geral, quando isso está alinhado à cultura da empresa as chances de sucesso são maiores.

Líderes que estão muito longe da cultura da empresa tendem a ser menos eficientes. Por isso, podemos ver uma mesma pessoa cumprindo função em uma organização sem nenhum tipo de liderança e assumindo outra vaga na qual desenvolve esse perfil.

Líderes que são compatíveis com a cultura das empresas em que trabalham são mais eficientes na hora de convencer os colaboradores a embarcarem nas suas ideias, conseguem motivar equipes sem grandes desafios e acabam trazendo resultados melhores.

Agora que você já sabe porque escolher o líder certo é importante na hora de compor uma equipe, é hora de entender quais são os papéis que os tipos de líder empresariais que vai conhecer no artigo de hoje ocupam. Confira algumas das prerrogativas do líder.

Manter a equipe focada

Um dos principais papéis de um líder é conseguir manter suas equipes focadas em metas. Para fazer isso, ele mesmo precisa estar em vigília constante para que ideias novas não se coloquem entre a equipe e o trabalho que ela tem que concluir. Por isso há tantos líderes com perfil observador: eles são excelentes na hora de manter o olho no prêmio.

Inspirar moral

Empresas com líderes fracos não trazem resultados de impacto similar às empresas com fortes lideranças por um simples motivo: é papel do líder inspirar a moral. Para se dar bem nesse lado do negócio, ele precisa estar pronto para levantar a sua equipe e servir como exemplo de competência e pensamento estratégico.

Direcionar o time

É também papel do líder perceber quando as coisas estão erradas e fazer algo para contornar isso. Desenvolver e comunicar uma nova direção estratégica para a empresa é uma das muitas funções desse profissional, portanto, a habilidade de se concentrar no que importa para a continuidade dos negócios é valorizada como um sinal de liderança.

Quais os principais tipos de liderança?

Há líderes empresariais com os mais variados perfis. Mesmo uma pessoa que acha que não foi feito para ser um líder pode se identificar com algum deles e descobrir que com um pouco de esforço poderá liderar. Será que esse é o seu caso?

Confira então os tipos de liderança na empresa e as diferenças entre eles.

Líder Proativo

Esse líder é persuasivo, dinâmico e empreendedor. Geralmente amado pelos colaboradores, consegue liderar pelo exemplo e inspirar todos ao seu redor. Essas características, juntas, são suficientes para alcançar resultados exponenciais.

A capacidade de ser empreendedor merece um destaque a parte. O conceito de empreender dentro de uma empresa — também conhecido como intraempreendedorismo — tem ganhado cada vez mais destaque. Pessoas assim conseguem deixar um legado!

Mas nem tudo é um mar de rosas, também existem alguns problemas associados a esse perfil de liderança. Os líderes proativos costumam estar presentes demais em cada atividade, algumas vezes até sufocando os seus liderados.

Líder Dinâmico

O dinamismo é a palavra-chave para definir esse líder. Ele não gosta muito de planejar, prefere agir e ver as coisas ao seu redor se transformarem. Além disso, não costuma ser centralizador demais, sabe delegar tarefas e esperar os resultados.

Na gestão de equipes, essas características influenciam positivamente o trabalho. Os colaboradores sentem-se mais necessários e valorizados dentro da empresa. Consequentemente, a equipe se empenha mais no exercício das tarefas.

Porém, o excesso de dinamismo pode prejudicar a empresa, isso porque o planejamento é deixado de lado e, muitas vezes, o líder passa grande parte do seu tempo “apagando incêndios”, então é necessário ter bastante equilíbrio.

Líder Implementador

Você provavelmente conhece alguém que está sempre fazendo coisas novas e mudando o status quo da empresa, esse é o líder implementador. Geralmente ele é mais técnico, gosta de planejar e controlar cada atividade.

Esse tipo de liderança faz com que a empresa acompanhe as mudanças do mercado, o qual está cada vez mais volátil. Isso é um aspecto muito positivo, afinal, se uma companhia não consegue inovar, não conseguirá sobreviver à concorrência.

Porém, é necessário ter atenção ao aspecto controlador. Alguém que cobra e gerencia demais as pessoas pode desencadear sérios problemas de estresse no ambiente interno. Além disso, pode fazer com que talentos se distanciem da organização.

Líder Negociador

Esse líder costuma estar mais presente nos holofotes do que os outros, ele gosta de integrar pessoas e promover as coisas. Além disso, apresenta uma exímia capacidade de negociação, graças a sua facilidade de se comunicar e construir boas relações.

Para a empresa, um grande ponto positivo desse líder é a capacidade de criar boas alianças externas, agindo como um agente de relações públicas. Isso faz com que a empresa seja mais vista e mantenha boas alianças, gerando mais competitividade.

Todavia, é importante não perder o foco do ambiente interno. Quando esse líder foca demais nas negociações e relações externas, pode deixar seu time de trabalho em segundo plano, o que seria péssimo para a gestão de pessoas.

Líder Técnico

Esse é o estilo mais analista e controlador. Para o líder técnico, tudo tem um procedimento que deve ser respeitado. Isso é bom, afinal, quanto os processos são bem controlados, é provável que a empresa tenha um êxito maior em suas tarefas.

Organizações que têm um líder nesse perfil acabam se envolvendo em um processo de melhoria contínua, o que as torna mais rentáveis e elimina grande parte do retrabalho. Além disso, costumam arquivar e estruturar melhor as informações internas.

Esse estilo de liderança é primordial em empresas mais burocráticas ou que trabalham em grandes projetos, pois ele costuma ter um controle mais claro de todas as etapas!

Do mesmo modo que os outros, o líder técnico tem seus pontos negativos. Quando exagera na análise e controle dos processos, começa a se tornar chato e metódico. Isso é um grande problema, pois as equipes ficam desmotivadas e sem inspiração.

Líder Conselheiro

Outro estilo de liderança que se destaca é o conselheiro, mais assessor do que os outros. Um grande ponto positivo desse líder é a capacidade de servir, ele está sempre disposto a oferecer feedbacks de melhoria e agir como um coach, aprimorando seu time!

Os resultados desse perfil são quase que imensuráveis para a empresa. Além de estimular os colaboradores a estarem sempre melhorando, o líder conselheiro está presente nas decisões mais complexas e consegue ser bastante relevante.

O problema é quando esse líder desenvolve um espírito paternalista, protegendo demais a sua equipe e fechando os olhos para defeitos tão evidentes. Quando isso acontece, toda a empresa pode ser comprometida!

Líder Coach

O líder coach é aquele que adora ouvir sobre resultados em performance, mas está pronto para ajudar os colaboradores a chegarem até eles. O papel desse líder é o de identificar as habilidades na equipe que coordena e ajudar os profissionais que fazem parte delas a desenvolverem-nas plenamente para atingir seu potencial.

Esse líder é especialista em criar um clima de acolhimento entre os membros do seu departamento e fazer com que eles se sintam bastante motivados a se destacarem em suas carreiras. Ele se interessa nos resultados, mas também nos processos, e por isso é muito bom naquilo que faz.

Líder Situacional

Lembra-se quando falamos que nem todos os líderes estão prontos para liderar em todos os momentos? Alguns deles se destacam mais quando são encarregados de cumprir essa função em determinados momentos. Eles são chamados de líderes situacionais ou líderes de ocasião.

Em geral, eles conseguem se adaptar a diversas situações e com isso podem interagir com o subordinado com o máximo de eficiência. Eles são hábeis em identificar como cada um na empresa expressa competência e empenho e em usar isso a favor do negócio na conquista de grandes resultados.

Os líderes situacionais podem nem sempre ser líderes. Eles delegam tarefas bem, colocam-se no lugar dos membros de seus times e são capazes de perceber quando não estão aptos a executar uma função e precisam de ajuda. Por isso, eles obtêm resultados inesperados para quem não tem tanta experiência ou currículo como líder a seu favor.

Líder Democrático

Todo mundo conhece o líder democrático. Ele é muito hábil em fazer com que as pessoas ao seu redor queiram participar do processo de tomada de decisões e faz questão de perguntar o que os membros da sua equipe acham de cada solução desenvolvida. Eles estão abertos para conversas e são muito encorajadores, o que faz com que sejam ideais para lidar com equipes que trabalham com inovação.

Esses líderes não se esquecem de dar feedback para os seus subordinados, estão sempre atentos para maneiras como podem promover a melhora nas habilidades deles e se preocupam tanto com satisfação e qualidade de vida quanto com a performance e o resultado obtido pela equipe.

Os líderes democráticos são muito populares e por esse motivo conseguem fazer com que as pessoas ao seu redor pensem fora da caixa e explorem aquilo que talvez não explorariam sob outro estilo de liderança. Além disso, eles são ótimos em ouvir feedbacks sobre sua liderança e em trabalhar junto com a equipe para desenvolver o máximo de equilíbrio entre todos que fazem parte dela.

Líder Administrador

O líder administrador é alguém mais envolvido com cada etapa dentro da empresa, controlando os processos e se atentando mais aos detalhes. Esse líder se preocupa mais com as questões-chave para o sucesso da companhia, e é mais equilibrado.

Ele costuma gerenciar melhor os negócios, mantendo-se atento às variáveis internas e externas que podem afetar o empreendimento. Isso faz com que a empresa fique sempre preparada, antecipando-se as oportunidades e ameaças do mercado.

Um problema do líder administrador é a possibilidade de distanciamento da sua equipe. Quando ele se preocupa demais com os aspectos gerenciais, pode esquecer do aspecto humano, que é tão necessário para o crescimento de um negócio.

Agora que você está por dentro do assunto e conhece os principais tipos de liderança nas empresas, que tal continuar aprendendo com o conhecimento que compartilhamos aqui no blog? Curta nossa página no Facebook e receba o conteúdo da Grou em primeira mão!

Deixe seu comentário!