Processo seletivo a distância: 7 dicas para organizar

O processo seletivo a distância tem sido um recurso muito usado para diminuir despesas, aumentar o alcance de talentos e otimizar o tempo de candidatos e recrutadores.

Isso é possível com o uso da internet e das tecnologias atualmente disponíveis, como as videoconferências, os testes online e a divulgação por meio de sites e redes sociais.

Grandes empresas já estão adotando esse modelo e colhendo resultados muito positivos, consolidando o processo seletivo a distância como uma forte tendência dentro das organizações.

Neste artigo, separamos 7 grandes dicas para fazer um processo seletivo a distância na sua empresa. Continue a leitura para conferir!

Quais as vantagens de um processo seletivo a distância?

O processo seletivo a distância, além de tornar mais dinâmicas as entrevistas, traz uma série de benefícios para empresas e candidatos. Destacamos as principais vantagens a seguir.

Redução de custos

O processo seletivo a distância reduz despesas para o candidato, que não tem de arcar com custos de deslocamento como bilhetes de trem ou ônibus, gasolina e estacionamento e até mesmo de hospedagem.

Também traz vantagens para a empresa, que elimina custos com a manutenção de infraestrutura, a exemplo de gastos com água, luz, limpeza, recepcionista e aluguel de espaço.

Otimização de tempo

O tempo é um recurso cada vez mais escasso, e otimizá-lo, principalmente nos grandes centros urbanos, é fundamental para garantir a qualidade de vida e também aproveitar essas horas em outras atividades.

Dentro das empresas, a otimização do tempo permite que os recrutadores possam, por exemplo, dedicar-se a funções mais estratégicas que possam colaborar para o desenvolvimento da companhia.

Já o candidato pode aproveitar esse tempo para estudar, manter-se atualizado e investir em outras iniciativas que o qualifiquem para o mercado de trabalho.

Atração de mais candidatos

Com o processo seletivo a distância, você atrai candidatos de outras regiões do país. Essa ação aumenta o seu leque de opções e as chances de encontrar o candidato mais aderente ao cargo.

Isso acontece porque a participação deles é facilitada com as entrevistas por vídeo, e esses profissionais não terão gastos com deslocamento nas primeiras etapas, o que é um grande atrativo.

Como elaborar um processo seletivo a distância?

Elaborar um processo seletivo a distância requer preparação para que tudo saia dentro do esperado. Separamos estas 7 dicas para você começar a fazer um processo online!

1. Escolha o melhor método de triagem

O método de triagem é um dos pontos fundamentais para qualquer processo seletivo. Essa triagem pode acontecer por meio da análise de currículo e carta de apresentação do candidato. A verificação das redes sociais do profissional também pode ser incluída nesse método.

Os testes online, como veremos, também podem fazer parte da triagem. Com isso, você só analisa os currículos que estiverem dentro das competências esperadas.

2. Distribua bem as etapas

Para o sucesso do processo seletivo a distância, você deve pensar nas etapas de divulgação, triagem, entrevistas por vídeo, testes online e entrevistas presenciais.

É possível organizar esses passos por meio de um cronograma com todas as etapas e datas de começo e fim das atividades.

3. Descreva a vaga

Para atrair os candidatos mais aderentes ao cargo, é importante que você faça a descrição da vaga com o máximo de detalhes. Não se prenda apenas às especificações técnicas, como escolaridade, idiomas, cursos e experiências anteriores. Descreva também as habilidades comportamentais esperadas, como inteligência emocional, empatia e liderança.

4. Faça a divulgação

A divulgação está entre as etapas cruciais para o êxito do processo seletivo.

Além de postar a vaga no site da empresa e nas plataformas de emprego, você pode fazer essa comunicação nas redes sociais.

Em algumas dessas redes, existe a possibilidade de direcionar o anúncio da vaga para candidatos com competências específicas, o que aumenta as suas chances de sucesso na atração dos melhores talentos.

5. Prepare o candidato

Envie um e-mail ou uma mensagem por rede social explicando ao candidato como será o processo seletivo a distância.

Isso o ajudará a entender quais serão as etapas e como ele fará para participar de todo o processo. Aproveite para felicitar o profissional por ter seu currículo selecionado.

6. Aplique testes online

A aplicação de testes online é um importante recurso para verificar competências, sendo muito usado na seleção de candidatos altamente qualificados.

Esse caso acontece, por exemplo, com algumas empresas que buscam engenheiros, programadores e outros profissionais que precisam apresentar habilidades muito específicas.

Alguns testes que você pode aplicar online são:

  • mapeamento do perfil comportamental;
  • testes de conhecimento específicos;
  • testes psicológicos.

Ao mapear o perfil comportamental do candidato, as chances de encontrar os perfis mais adequados ao cargo e também ao fit cultural da organização aumentam consideravelmente.

É possível utilizar um software de mapeamento, tornando-o mais ágil, objetivo e seguro. Você pode aplicar os testes online e só depois analisar os currículos.

7. Realize as primeiras entrevistas

Chegou a hora de fazer as primeiras entrevistas usando o recrutamento online. Com os candidatos avisados de quais plataformas acessar para participar da entrevista, tenha em mente que você vai precisar:

  • contar com um bom suporte de TI para ajudar a resolver questões técnicas;
  • escolher um local calmo e silencioso para conduzir as entrevistas;
  • criar uma entrevista estruturada, com perguntas estratégicas;
  • responder eventuais dúvidas do candidato;
  • manter o currículo do candidato em mãos;
  • anotar tudo o que for importante.

Após as primeiras entrevistas online, a entrevista final deve ser feita presencialmente. Informe ao candidato essa condição para que ele possa se preparar para o deslocamento.

Como vimos, o processo seletivo a distância é algo que vem para facilitar as atividades de recrutamento e seleção das empresas.

É preciso estar preparado para essa nova realidade e entender que a inserção da tecnologia no RH é um caminho sem volta.

Quanto mais preparado você estiver para encarar essa realidade, melhor será o desempenho apresentado às empresas.

Organizar um bom processo seletivo a distância diminui bastante as chances de fazer más contratações, algo muito prejudicial para as empresas. Saiba mais sobre o assunto baixando nosso e-book sobre quanto custa contratar errado. Boa leitura!

Deixe seu comentário!