Compliance: o que é e como o conceito está ligado ao setor de RH?

O que é compliance? Popularizado ainda no século XX, o termo “compliance” vem do inglês “to comply”, que poderia ser traduzido livremente como “aderir” a um conjunto de regras, internas ou externas. O compliance se tornou algo importante para as empresas quando surgiram as agências reguladoras (no caso, os equivalentes norte-americanos de organizações como Anatel, a ANP e a Anvisa).

Sua aplicação tornou mais simples o trabalho dessas agências porque permitiu que fosse estabelecido um modelo de fiscalização simples de seguir, que poderia ser auditado tanto por empresas quanto por esses órgãos governamentais. São as normas estabelecidas por compliance que descomplicam a manutenção de um ambiente de mercado competitivo, no qual todos seguem as mesmas regras.

Mas saber o que é compliance não é suficiente para entender como esse conceito se aplica a um departamento de Recursos Humanos estratégico. Por isso, preparamos um guia completo para que você se informe sobre o assunto. Comece já a leitura e descubra porque o RH precisa de compliance!

O que é compliance no setor de RH?

Em um primeiro momento, pode parecer que compliance não tem nada a ver com o departamento de Recursos Humanos, afinal, por que as empresas precisariam seguir disposições especiais na hora de gerenciar pessoas? Olhando com atenção para o tema, porém, é fácil entender como compliance e RH estão intimamente conectados.

É que quando falamos em um “conjunto de regras” o conceito pode parecer vago, mas o compliance do RH é simultaneamente uma forma de garantir que a empresa mantenha a sua identidade e eficiência, contratando equipes capazes de seguir a ética do negócio e respeitar rigorosamente a lei.

Com o aumento da complexidade nas disposições legais que giram em torno da contratação de colaboradores, como a Lei nº 12.683/12 e demais legislações anticorrupção, é o compliance que permite que empresas contratem, demitam, promovam e gerenciam suas equipes de forma justa. Por isso, é preciso entender o assunto ao máximo.

Como garantir o compliance?

Nem todas as empresas possuem políticas estabelecidas para garantir o compliance — e isso é um grande desafio. Desde 2009, iniciativas para contornar isso vieram em várias formas, como a publicação do documento intitulado “A Responsabilidade Social das Empresas no Combate à Corrupção”, feito pela Controladoria Geral da União em parceria com o Instituto Ethos.

O guia tornou-se uma documentação fundamental para quem quer entender melhor como uma empresa deve agir para garantir o compliance e enumera as responsabilidades das empresas no combate à corrupção, explica melhor a legislação sobre os atos de corrupção no setor privado e dá orientações sobre como abordar o compliance nas corporações.

Para ajudá-lo a ficar por dentro do tema, preparamos uma lista com o que você precisa fazer para garantir o compliance no seu negócio. Confira!

Elabore ou estude o código de conduta da empresa

Se a sua empresa ainda não tem um código de conduta para a equipe de RH, é hora de elaborar um. Considere a legislação que já mencionamos aqui e verifique como se dão os processos da contratação a demissão para pensar a Política de Integridade da organização.

Caso essas políticas já estejam estabelecidas, estude-as e busque dar visibilidade a elas. Quanto mais as normas de compliance são conhecidas dentro do negócio, mais fácil é garantir que sejam respeitadas.

Fortaleça a fiscalização dentro do negócio

A vigilância é a melhor amiga do compliance, portanto, para garantir que a Política de Integridade seja aplicada com o máximo de eficiência, revise periodicamente processos e fiscalize atividades em que essas regras poderiam ser quebradas.

Além disso, promova auditorias nos processos de contratação, aumente a transparência das atividades do setor de RH e, se possível, crie um canal para denúncias. Nele, os colaboradores poderão notificar qualquer incidência contrária à Política de Integridade para que seja averiguada.

Crie um comitê de ética

Para aumentar a eficiência do departamento na hora de averiguar denúncias referentes ao compliance, uma boa ideia é criar um comitê de ética dentro da empresa. Formado não só por membros do departamento de Recursos Humanos, mas também por outros gestores, esse comitê pode se reunir periodicamente para determinar se houve quebra do compliance ou atualizar as regras — se houverem mudanças internas significativas.

Trabalhe na integração de novos funcionários

Sempre que fizer uma contratação, certifique-se de que o novo funcionário seja informado sobre as políticas internas de integridade e normas de compliance que deverá seguir enquanto estiver junto da empresa.

Entregue a ele uma cópia do código de conduta e certifique-se de que não há dúvidas em relação aos pontos principais e que há conhecimento em relação aos canais em que podem ser feitas denúncias de impropriedades.

Quais os benefícios do compliance?

Há uma porção de benefícios em se implementar boas práticas de compliance no negócio, afinal, um programa eficiente cria procedimentos e mecanismos para prevenir a corrupção, não remediá-la. Isso faz com que uma empresa ganhe credibilidade e evite uma série de problemas.

Veja alguns dos benefícios de estar em compliance.

Ajuda a evitar o turnover

Uma das ações mais eficientes para garantir que os seus colaboradores permanecerão na empresa é tornando o ambiente de trabalho mais justo. Compliance aumenta a satisfação dos funcionários, mostrando para eles que seus direitos são respeitados. Como efeito direto, há menos turnover e mais motivação para trabalhar.

Impacta na produtividade das equipes

Porque há mais motivação graças ao compliance, também há melhoria na performance dos times.

Colaboradores que percebem que trabalham em um ambiente no qual seus esforços são valorizados trabalham mais e melhor. Um programa de compliance torna-se, graças a isso, um investimento no futuro do negócio e na geração de resultados de alto valor agregado.

Melhora a imagem da empresa

Por último, não podemos esquecer que escândalos são o que há de mais danoso para a imagem de uma empresa. Hoje, consumidores exigem muito mais do que produtos de qualidade: eles querem se identificar com uma marca e saber que ela faz o possível para oferecer um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores.

Um erro pode levar a um julgamento precipitado nas redes sociais e acabar com todo o esforço que uma marca dedicou a construir junto ao público. Com compliance, uma empresa ganha um parceiro para certificar-se de que normas internas e externas são seguidas, e que tudo o que ela prega é repetido internamente.

Além do que mencionamos aqui, devemos frisar que o compliance reduz os riscos jurídicos e financeiros para uma empresa, mesmo nos casos que passam longe da Lei Anticorrupção. A Receita Federal e a Justiça do Trabalho são outros órgãos que exigem compliance das empresas, e um departamento de RH alinhado às melhores práticas na área será um aliado e tanto para o sucesso do negócio.

Gostou de entender melhor o que é compliance? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e descubra como eficiência na gestão de pessoas traz resultados para o seu empreendimento!

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