Employee Engagement: o que é e qual a sua importância nas empresas?

Com o objetivo de assegurar a interação dos colaboradores com os valores da empresa, ao mesmo tempo, em que constroem seu próprio senso de bem-estar, o employee engagement é uma forte tendência a ser trabalhada nas empresas pelos profissionais de RH. Isso porque, ele atua para aumentar a satisfação no trabalho, construindo sentimentos de empoderamento, primordiais nos dias de hoje para o sucesso dos negócios.

Neste post, você vai conhecer o que é e qual a importância do employee engagement nas empresas. Acompanhe!

O que é employee engagement?

O termo pode ser entendido como a soma de esforços da organização para conquistar o engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho, o que resulta nas condições ideais para que todos possam contribuir com a sua melhor performance diariamente.

Para tanto, o engajamento de funcionários é baseado na confiança, comprometimento entre empresa e empregado, por meio de uma comunicação aberta e eficiente.

Assim, é uma abordagem que potencializa as oportunidades de sucesso do negócio, contribuindo para o desempenho empresarial e individual, produtividade e bem-estar de todos.

Qual a diferença entre employee engagement e employee experience?

O employee experience é uma abordagem mais ampla com foco na jornada do colaborador na empresa, desde o momento que ele inicia as suas atividades até o seu desligamento.

Para chegar à máxima capacidade de entrega do funcionário, o employee experience faz o caminho dentro da organização para oferecer as condições necessárias para atingir o máximo potencial das pessoas, sendo o employee engagement o objetivo final.

Qual é o principal objetivo?

Nesse contexto, podemos afirmar que o objetivo do employee engagement é levar mais motivação, bem-estar e satisfação para todos os funcionários.

O envolvimento dos colaboradores com a empresa é a melhor maneira de combater questões externas que possam comprometer o rendimento do empregado, como problemas pessoais.

Quando a empresa volta o olhar para as necessidades das pessoas que fazem parte da organização, ela oferece o impulso necessário para motivar e compreender os valores e objetivos da companhia.

Por que é importante ter colaboradores engajados com a empresa?

É certo que funcionários satisfeitos com a organização para a qual trabalham produzem mais e melhor, porque se sentem comprometidos com os objetivos e metas do negócio, levando a um alto rendimento.

Além disso, pessoas engajadas têm atitudes proativas e sentem orgulho e lealdade para com a empresa. Entregam além do esperado e assumem responsabilidades que vão além do seu escopo de trabalho, tomando para si um comportamento de liderança natural.

Essas atitudes e comportamentos positivos são reflexo do engajamento e contribuem com os resultados da organização, a exemplo do aumento da produtividade, diminuição da rotatividade de pessoal, inovação, níveis de conflito baixos, o que contribui para um bom clima organizacional, redução dos índices de doença e até taxas de acidentes.

Logo, uma organização que vivencia o employee engagement conquista funcionários com comportamentos positivos e resultados além do esperado.

Quais as consequências caso a empresa não seja engajada?

São vários os prejuízos causados pela falta de engajamento dos colaboradores, a destacar:

Alto índice de rotatividade de pessoal

A falta de engajamento está entre os principais motivos do turnover nas empresas. Isso porque, pessoas que não estão conectadas com o seu trabalho se veem sem motivos para permanecerem em suas funções.

Essa situação acarreta custos desnecessários, já que um processo seletivo leva tempo, requer investimentos e energia dos responsáveis pelo recrutamento e seleção. Além disso, o tempo de adaptação do novo colaborador também representa gastos que poderiam ser evitados.

Perda de produtividade

A falta de engajamento leva ao pouco comprometimento com as entregas. Logo, se as empresas não têm uma estratégia para engajar seus empregados, o resultado não será como o esperado e a organização tende a amargar prejuízos.

Produtos e serviços com baixa qualidade

O produto da falta de engajamento dos colaboradores resulta em resultados ruins, que serão refletidos nas entregas aos clientes, o que pode comprometer todo o negócio e a sustentabilidade da organização a médio e longo prazo.

Como posso aplicá-lo no meu negócio?

O employee engagement pode ser aplicado nas empresas para impactar o nível de envolvimento das pessoas, a fim de trazer mais resultados para a organização.

Além disso, o engajamento dos empregados pode ser mensurado e também correlacionado com o desempenho deles na empresa. Logo, não importa a estratégia que você vai usar para engajar as pessoas, o importante é você prestar atenção à sua eficácia ao longo do caminho e fazer ajustes quando necessário.

Tenha em mente que o engajamento dos empregados é uma abordagem de longo prazo. Portanto, abordagens imediatistas não trarão os resultados esperados.

Veja a seguir como implantar o employee engagement na sua empresa!

Aposte em uma boa comunicação

Com uma comunicação constante e envolvente, suas ações e incentivos têm mais chances de ter o impacto desejado nas pessoas.

Valorize a comunicação interpessoal entre líderes e liderados

Agradecimentos e reconhecimentos são sempre bem-vindos e ajudam a construir relações de parceria. Lembre-se de corrigir em particular e elogiar em público para aumentar a eficiência das ações de employee engagement.

Ofereça benefícios

Pense cuidadosamente sobre o pacote de benefícios de sua equipe, considere fornecer a seus funcionários soluções e vantagens com as quais eles realmente se empolguem.

Cuide do clima organizacional

Para conquistar o engajamento dos colaboradores, você precisa ficar atento ao ambiente da empresa. Conciliar e evitar conflitos são importantes atitudes para manter um clima organizacional saudável.

Aposte na empatia

As relações humanas no ambiente de trabalho são cada vez mais valorizadas pelos profissionais. A empatia, principalmente por parte das lideranças, é um fator que pode contribuir de forma ímpar com os resultados oferecidos pelos funcionários.

Portanto, se você quiser inspirar sua equipe e maximizar os resultados do negócio durante um período sustentável, é essencial pensar em soluções estruturadas em médio e longo prazo.

Lembre-se de que os funcionários desejam trabalhar para empresas que os valorizem, ofereçam um trabalho que os inspire, faça com que eles se sintam valiosos e melhorem sua sensação de bem-estar. Ao conseguir isso, você terá conquistado o employee engagement para a sua organização.

Se você gostou deste post sobre Employee Engagement, compartilhe nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam interagir com o tema!

Deixe seu comentário!