Como a sua empresa pode lidar com o cenário de pandemia do coronavírus?

O Covid-19, conhecido popularmente como coronavírus, surgiu de um desencadeamento biológico no ecossistema já debilitado da China – país com altas taxas populacionais e habitacionais em todo seu território, com cerca de 1,5 bilhão de pessoas. Você já tinha pensado, algum dia, que um morcego (animal silvestre e transmissor de diversas zoonoses) poderia ser a origem de tudo isso que está acontecendo nas últimas três semanas no Brasil e nos últimos 3 meses no mundo todo? 

Assim, o coronavírus para mudar muita coisa – e ninguém estava pronto. Por mais que as taxas de letalidade estejam, atualmente, abaixo dos 4% mundialmente, os efeitos da pandemia já podem ser vistos em, praticamente, todos os setores e sua transmissibilidade é quase que impossível de ser contida. A bolsa de valores, por exemplo, caiu mais de 13% em um único dia. Empresas, colégios, universidades e, até mesmo, cidades, como em toda a Europa, estão fechadas; voos para outros países estão adiados até que tudo se normalize. 

Em momentos de crise, as empresas, como a sua, precisam estar cientes e preparadas para lidar com uma série de questões a serem resolvidas e ações que precisam ser tomadas. Aqui, neste conteúdo, você vai encontrar dicas de como a Grou está lidando com o cenário atual e como você e sua organização também podem gerenciar e ajudar os seus colaboradores a se manterem calmos. 

1) Ofereça flexibilidade

A tecnologia passa a ser a maior aliada em quase tudo. Seja na continuidade do trabalho, que antes era feito nos centros corporativos e, agora, já está se moldando para ser realizado de casa, até às pequenas coisas, como fazer compras e pedidos para se manter em casa, de quarentena, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde. 

Se a sua empresa tem a possibilidade de oferecer aos seus profissionais a possibilidade de trabalho remoto, faça! Mesmo que os processos precisem se adequar e adaptar por um tempo, utilize essa flexibilidade para que seus colaboradores se sintam seguros do coronavírus por não estarem em áreas aglomeradas, como o transporte público que muitos usam para ir trabalhar, e por saberem que seus empregos estão garantidos, já que vão continuar fazendo suas tarefas.

2) A consciência parte de você 

Os índices de transmissão estão em alta porque ninguém, até então, acreditava no potencial negativo que esse vírus poderia atingir no planeta. As pessoas não estavam levando a sério que a possibilidade de uma epidemia e, consequentemente, pandemia estavam na mesa. Agora, o que você, gestor ou líder, pode fazer é conscientizar os seus colaboradores de que a situação requer bastante cuidado, principalmente próprio. 

Se a sua organização não tem a possibilidade de teletrabalho, ofereça diversos  dispensers de álcool em gel nas estações de trabalho e reforce os procedimentos de limpeza – o álcool em gel quebra a camada de gordura que existe na estrutura do vírus e, então, tira seu potencial de transmissão. Caso consiga, distribua seus profissionais para que eles não fiquem todos alocados no mesmo lugar e respirando o mesmo ar. O ideal é que se mantenha, no mínimo, 2 metros de distância entre as pessoas. 

3) Comunique-se

Muito do medo gerado na economia por esse cenário pandêmico é dos trabalhadores acreditarem que seus empregos estão em jogo e em risco. Você, como liderança, precisa deixar claro aos seus colaboradores que eles não perderão seus direitos caso a situação chegue ao extremo de ter que mandá-los trabalhar de casa ou, então, fechar as portas por um tempo, por intervenções do governo, por exemplo.

Cabe a você, agora, transmitir segurança e confiança àqueles que dependem do funcionamento da sua empresa. Acredite na capacidade e lealdade dos seus colaboradores, afinal, são as pessoas do seu negócio que fazem dele tudo que é.

4) Acredite na tecnologia a seu favor

Agora, mais do que nunca, é hora de utilizar as tecnologias a seu favor e manter, pelo menos por enquanto, os processos por meios digitais e não mais pessoais. A quarentena já foi recomendada por todos os órgãos de saúde e a sua empresa faz parte desse chamado. Por isso, acredite em ferramentas que possam facilitar o seu trabalho e dos seus profissionais também.

Faça ligações por videochamada ao invés de reuniões presenciais, mande e-mails caso não consiga. Organize a sua gestão de acordo com as suas necessidades e com as medidas de segurança e prevenção recomendadas. 

 

A Grou acredita que o momento é de reflexão e, principalmente, de prevenção. Aqui, nossos colaboradores estão trabalhando remoto e todas as medidas possíveis de prevenção foram tomadas. Afinal, as pessoas são e deveriam ser sempre o foco das empresas e, por isso, nada mais correto e humano do que garantir a saúde e segurança daqueles que fazem a sua organização ser o que ela é. 

 

Ao longo dessa semana, você poderá encontrar aqui e nas nossas redes sociais dicas de como passar por essa fase d0 coronavírus e como continuar gerenciando os seus colaboradores – mesmo que de longe. 

 

Deixe seu comentário!