Saiba como a Inteligência Artificial pode impactar o RH

O mundo está passando pela chamada Quarta Revolução Industrial, causando impacto em todos os aspectos. A forma como você trabalha, se locomove pela cidade e se comunica com amigos e familiares se modifica rapidamente devido ao uso da tecnologia. Esse impacto vai além do pessoal e se estende para o ambiente e processos internos das empresas, como com o uso da Inteligência Artificial no RH.

O uso dessa ferramenta tem impactado empresas de vários segmentos e, para lhe ajudar a entender melhor como ela impacta o RH, desenvolvemos este post. Aqui você vai descobrir o que é a Inteligência Artificial, como ela pode ser utilizada no setor de RH da sua empresa e os impactos positivos que esse uso acarreta!

O que é a Inteligência Artificial?

Quando se fala em Inteligência Artificial, a primeira imagem que vem à cabeça das pessoas são robôs com formas humanas que nos substituem nos filmes de ficção científica. Porém, esse conceito vai muito além disso, consistindo em uma área da ciência da computação que tem o objetivo de replicar aspectos da cognição humana em máquinas.

Você pode estar se perguntando: o que isso significa na prática? A Inteligência Artificial (ou AI, em inglês) nada mais é do que programas e softwares que possuem a capacidade de reconhecer padrões, analisar dados, aprender e tomar decisões.

Ela está presente em diversos aspectos do nosso dia a dia. Um exemplo é quando você liga para uma empresa e consegue resolver os seus problemas por meio de uma conversa com um software.

Por que usar a Inteligência Artificial no RH?

Assim como toda a empresa deve ter um foco na inovação das suas atividades e produtos para se manter competitiva no mercado, o setor de RH também deve acompanhar a modernização. Isso porque hoje em dia essa área é vista como um dos maiores parceiros estratégicos do negócio.

O setor de RH é o responsável pela aquisição, manutenção, monitoramento e capacitação de todos os colaboradores da sua empresa. E são eles quem efetivamente geram os resultados que fazem com que a sua empresa obtenha sucesso e alcance seus objetivos. Assim, é exatamente por isso que esse setor vem ganhando um posicionamento estratégico dentro das empresas.

A modernização desse setor permite uma gestão de RH mais objetiva e focada em resultados. Além disso, há automatização de tarefas operacionais e, dessa forma, aumento da produtividade da sua equipe de gestão de pessoas.

Ela fica mais disponível para investir o seu tempo de trabalho em atividades estratégicas que geram melhores resultados para a empresa como um todo. A tecnologia também é capaz de melhorar a eficiência e qualidade dos processos de RH da empresa, além de diminuir a probabilidade de erro humano.

Tudo isso pode fazer com que os colaboradores aumentem a sua produtividade e se mantenham alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. Além disso, essa atitude é capaz de melhorar o ambiente e clima organizacional do seu negócio e, com isso, maximizar os níveis de satisfação dos seus funcionários com a empresa, diminuindo a rotatividade.

Entenda agora como a Inteligência Artificial pode ser utilizada pelo setor de RH da sua empresa para gerar resultados para o seu negócio!

Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada pelo RH?

Apesar da utilização da AI no setor de RH ter começado recentemente, ela já encontra diversas aplicabilidades dentro das empresas. Existem softwares que podem facilitar — e muito — a tomada de decisão da sua empresa em relação aos colaboradores e candidatos de um processo seletivo.

O uso no recrutamento e seleção

Hoje em dia você é capaz de inovar o seu processo seletivo e torná-lo muito mais objetivo e assertivo com a utilização da Inteligência Artificial. Softwares são capazes de analisar dados disponíveis na internet sobre os candidatos à sua vaga para buscar informações sobre sua personalidade, valores e competências.

Com isso, você consegue aumentar a quantidade de informações sobre os profissionais que se candidataram ou até encontrar pessoas com perfil semelhante ao desejado e convidá-las diretamente para fazer parte do seu processo de seleção.

Além disso, alguns programas são capazes de analisar expressões e gestos dos candidatos por meio de gravações de vídeo da entrevista ou dinâmica de grupos. Com isso, geram informações úteis que complementam aquelas captadas durante o processo.

Outros ainda permitem que você insira todos os dados coletados durante a seleção de um candidato e, por meio da análise e cruzamento dessas informações com o perfil desejado pela sua empresa, conseguem indicar aqueles que mais se adequam à organização.

A Inteligência Artificial no treinamento e desenvolvimento

Ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial possibilitam a análise de diversas variáveis da sua organização para identificar gargalos de treinamento e capacitação. Dessa forma, você consegue identificar quais são os principais hiatos de conhecimento dos seus colaboradores e, com isso, direcionar as propostas de desenvolvimento da equipe nesse sentido.

Além disso, você é capaz realizar análise de dados para mensurar o impacto do treinamento nas atividades e resultados gerados pelos funcionários da sua empresa. Também é possível realizar análises para descobrir quais as metodologias devem ser utilizadas para engajar os colaboradores nas atividades de capacitação e gerar os resultados esperados com o programa de desenvolvimento.

A utilização na mensuração de resultados do RH

O RH de uma empresa também é o responsável por analisar diversas métricas relacionadas à rotatividade de colaboradores: satisfação, desempenho, clima organizacional, entre outras. Além disso, é importante que esse setor analise as causas relacionadas aos resultados encontrados e crie planos de intervenção para sanar esses problemas.

Nesse aspecto, a Inteligência Artificial também se mostra como uma grande aliada. Com softwares que realizam análises de dados e Big Data, é possível identificar esses resultados de maneira mais precisa e objetiva. Você também consegue cruzar um grande volume de informações da sua empresa para diagnosticar problemas e pontos de atenção no ambiente da sua organização.

Dessa forma, as intervenções da equipe de RH se tornam mais focadas e eficazes, gerando resultados significativos para a rotina de trabalho da empresa como um todo.

Portanto, fica nítido que as inovações tecnológicas da atualidade vieram para ficar. Dessa forma, em vez de lutar contra elas, é preciso que a sua empresa se alinhe à nova realidade e utilize essas ferramentas a seu favor. Portanto, considere a utilização da Inteligência Artificial no RH da sua empresa e crie um diferencial competitivo para o seu negócio.

Para ficar sempre por dentro das novidades do nosso blog e se manter atualizado na sua área, assine agora mesmo a nossa newsletter.

Deixe seu comentário!