Tipos de liderança: qual é o melhor para a sua empresa?

1 ano atrás - por: Redator Grou

Compartilhe:

Um bom líder faz toda a diferença no crescimento de uma empresa. Isso porque eles são capazes de atrair, direcionar e motivar pessoas na busca pelos resultados desejados. Hoje, existem vários tipos de liderança, mas qual será o melhor para o seu negócio?

Para responder essa pergunta, primeiro, é importante conhecer os vários perfis e seus pontos positivos e negativos. Alguns líderes são mais centralizadores, enquanto outros são mais dinâmicos. Essas características influenciam diretamente no sucesso das tarefas.

Pensando nisso criamos um post especialmente para você. Hoje vamos falar sobre os principais tipos de liderança, e sobre qual o melhor para a sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Líder Proativo

Esse líder é persuasivo, dinâmico e empreendedor. Geralmente amado pelos colaboradores, consegue liderar pelo exemplo e inspirar todos ao seu redor. Essas características, juntas, são suficientes para alcançar resultados exponenciais.

A capacidade de ser empreendedor merece um destaque a parte. O conceito de empreender dentro de uma empresa — também conhecido como intraempreendedorismo — tem ganhado cada vez mais destaque. Pessoas assim conseguem deixar um legado!

Mas nem tudo é um mar de rosas, também existem alguns problemas associados a esse perfil de liderança. Os líderes proativos costumam estar presentes demais em cada atividade, algumas vezes até sufocando os seus liderados.

Líder Dinâmico

O dinamismo é a palavra-chave para definir esse líder. Ele não gosta muito de planejar, prefere agir e ver as coisas ao seu redor se transformar. Além disso, não costuma ser centralizador demais, sabe delegar tarefas e esperar os resultados.

Na gestão de equipes, essas características influenciam positivamente o trabalho. Os colaboradores sentem-se mais necessários e valorizados dentro da empresa. Consequentemente, a equipe se empenha mais no exercício das tarefas.

Porém o excesso de dinamismo pode prejudicar a empresa, isso porque o planejamento é deixado de lado e, muitas vezes, o líder passa grande parte do seu tempo “apagando incêndio”. Então é necessário ter bastante equilíbrio.

Líder Implementador

Você provavelmente conhece alguém que está sempre fazendo coisas novas e mudando o status quo da empresa, esse é o líder implementador. Geralmente ele é mais técnico, gosta de planejar e controlar cada atividade.

Esse tipo de liderança faz com que a empresa acompanhe as mudanças do mercado, o qual está cada vez mais volátil. Isso é um aspecto muito positivo, afinal, se uma companhia não consegue inovar, não conseguirá sobreviver à concorrência.

Porém é necessário ter atenção ao aspecto controlador. Alguém que cobra e gerencia demais as pessoas pode desencadear sérios problemas de estresse no ambiente interno. Além disso, pode fazer com que talentos se distanciem da organização.

Líder Negociador

Esse líder costuma estar mais presente nos holofotes do que os outros, ele gosta de integrar pessoas e promover as coisas. Além disso, possui uma exímia capacidade de negociação, graças a sua facilidade de se comunicar e construir boas relações.

Para a empresa, um grande ponto positivo desse líder é a capacidade de criar boas alianças externas, agindo como um agente de relações públicas. Isso faz com que a empresa seja mais vista e mantenha boas alianças, gerando mais competitividade.

Todavia, é importante não perder o foco do ambiente interno. Quando esse líder foca demais nas negociações e relações externas, pode deixar seu time de trabalho em segundo plano, o que seria péssimo para a gestão de pessoas.

Líder Técnico

Esse é o estilo mais analista e controlador. Para o líder técnico, tudo tem um procedimento que deve ser respeitado. Isso é bom, afinal, quanto os processos são bem controlados, é provável que a empresa tenha um êxito maior em suas tarefas.

Organizações que possuem um líder nesse perfil acabam se envolvendo em um processo de melhoria contínua, o que as torna mais rentáveis e elimina grande parte do retrabalho. Além disso, costumam arquivar e estruturar melhor as informações internas.

Esse estilo de liderança é primordial em empresas mais burocráticas ou que trabalham em grandes projetos, pois ele costuma ter um controle mais claro de todas as etapas!

Do mesmo modo que os outros, o líder técnico tem seus pontos negativos. Quando exagera na análise e controle dos processos, começa a se tornar chato e metódico. Isso é um grande problema, pois as equipes ficam desmotivadas e sem inspiração.

Líder Conselheiro

Outro estilo de liderança que se destaca é o conselheiro, mais assessor do que os outros. Um grande ponto positivo desse líder é a capacidade de servir, ele está sempre disposto a oferecer feedbacks de melhoria e agir como um coach, aprimorando seu time!

Os resultados desse perfil são quase que imensuráveis para a empresa. Além de estimular os colaboradores a estarem sempre melhorando, o líder conselheiro está presente nas decisões mais complexas e consegue ser bastante relevante.

O problema é quando esse líder desenvolve um espírito paternalista, protegendo demais a sua equipe e fechando os olhos para defeitos tão evidentes. Quando isso acontece, toda a empresa pode ser comprometida!

Líder Administrador

O líder administrador é alguém mais envolvido com cada etapa dentro da empresa, controlando os processos e se atentando mais aos detalhes. Esse líder se preocupa mais com as questões-chave para o sucesso da companhia, e é mais equilibrado.

Ele costuma gerenciar melhor os negócios, mantendo-se atento às variáveis internas e externas que podem afetar o empreendimento. Isso faz com que a empresa fique sempre preparada, antecipando-se as oportunidades e ameaças do mercado.

Um problema do líder administrador é a possibilidade de distanciamento da sua equipe. Quando ele se preocupa demais com os aspectos gerenciais, pode esquecer do aspecto humano, que é tão necessário para o crescimento de um negócio.

Esses são os principais tipos de liderança, e é possível ver esses estilos nas empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. Para analisar o perfil da sua liderança com mais clareza, é possível utilizar uma tecnologia de análise de perfil.

Não há um modelo ideal de liderança, isso vai depender de cada empresa e da sua atual situação. Para algumas companhias, é necessário um líder com perfil mais controlador. No entanto, para outras, é necessário um líder mais democrático.

É importante destacar que o sucesso de uma liderança não depende apenas do líder, mas também dos seus liderados e do próprio contexto. Por isso é necessário desenvolver constantemente a equipe e ficar de olho nas variáveis externas.

Agora que você está por dentro do assunto e conhece os principais tipos de liderança, aproveite para baixar nosso e-book: RH do futuro: conheça as tendências que vão mudar os recursos humanos!

Por: Redator Grou

Especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Ama o mundo corporativo, tecnologias e está sempre antenado as tendências de mercado.

posts do autor

Junte-se a nós e receba conteúdos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios

Fale com a gente.