Mindset Digital no RH: como ter, como aplicar e mais!

7 meses atrás - por: Redator Grou

Compartilhe:

Na medida em que os avanços tecnológicos são essenciais para manter as empresas competitivas em seus mercados, o setor de Recursos Humanos precisa estar preparado para entrar na era tecnológica e oferecer suporte para a implantação de uma mudança de mindset digital nas organizações.

Nesse cenário, é preciso compreender esse momento atual da tecnologia nas empresas como uma oportunidade para a consolidação de uma nova estratégia para modelos de negócios, baseada na inovação, na colaboração e na criatividade.

Quer saber mais sobre mindset digital e como o RH pode ajudar nesse processo? Então continue a leitura!

Mas afinal, o que é mindset digital e por que tê-lo nas empresas?

Primeiramente, é preciso entender os processos de transformação digital. Esse é um termo usado para esclarecer as iniciativas das organizações, dentro do ambiente digital, na procura por melhorias em seus processos.

Essas transformações digitais impactam em toda a estrutura empresarial. Setores como vendas, marketing, produção e até RH sofrem a influência das novas tecnologias, que acarretam transformações que acontecem em grande escala, e de fora para dentro.

O processo de transformação digital exige das organizações muito planejamento estratégico e também uma mudança profunda na maneira de enxergar o negócio.

Sendo assim, uma transformação digital requer que líderes e colaboradores reavaliem suas convicções sobre seus processos, trazendo um novo olhar sobre eles para mudar a forma como os executam.

A essa capacidade de transformação é que chamamos de mindset. Quando esse primeiro passo acontece dentro das empresas, um novo ambiente se revela, com mais oportunidades e desafios para todos os que fazem parte da organização.

Sua empresa está pronta para aplicar o mindset digital?

Toda decisão de mudança envolve uma ação efetiva para que ela aconteça, exigindo da alta direção da empresa esforços para que os objetivos sejam alcançados. Nesse ponto, o RH tem uma função importante no sentido de engajar as pessoas, proporcionando treinamentos e munindo os líderes e colaboradores de informação para que as mudanças sejam mais rapidamente absorvidas e implementadas.

Mas, como efetivamente iniciar esse processo de mudança de mindset digital?

Muitas empresas têm recorrido às práticas de mentoria para revalidar o olhar dos líderes e colaboradores acerca do negócio, já que muitas vezes essa mudança se apresenta difícil, devido a resistências e apegos a processos do passado.

Também é preciso fazer uso da resiliência. Por meio dela é possível contornar os momentos de adaptações iniciais, e amparados por mentores experientes, se torna mais simples trazer a tona uma nova visão para os gestores, que terão condições de transmiti-la para seus subordinados, tornando os processos mais fáceis.

O que observamos frequentemente nesses casos é o início de um aprendizado de todo o público interno no sentido de transformação da mente, ou reconfiguração do mindset. Por meio dos treinamentos e novas capacitações acerca dos objetivos das transformações digitais, todos serão incentivados a observar a empresa sobre diversos e novos pontos de vista.

Qual o papel do líder na mudança para o mindset digital?

Os líderes são os principais agentes responsáveis pela transformação de pensamento almejada pelas empresas nessa fase de transição, que tem como meta alcançar um novo modelo de negócio em sintonia com um cenário moderno e tecnológico.

Assim, o que vemos hoje são vários líderes em busca de informações acerca do novo panorama do mercado transformado e impulsionado por novas ideias e novos processos, no qual o meio digital se tornou protagonista.

O mindset digital exige um exercício permanente de análise da situação atual da empresa e de novos modelos de negócios, de uma compreensão da esfera digital mais madura e centrada, de rotinas que favoreçam a sua criatividade, de práticas que tornem mais fáceis a percepção de ações inovadoras.

Resumidamente, a liderança dessa nova fase tecnológica deverá ter a capacidade de desenvolver um novo mindset, que lhe proporcione condições de propor estratégias alinhadas com a transformação digital.

O líder também deve conduzir os colaboradores de forma inspiradora e capaz de estimulá-los por meio de uma relação de transparência, confiança e com um modelo hierárquico horizontalizado.

Veja como implantar o mindset digital na sua empresa em 5 passos.

1. Traga a alta direção para o desafio

Para que os processos de transformação digital sejam implantados com êxito e a mudança de mindset possa acontecer, é fundamental que a alta direção da empresa esteja empenhada no desafio, tanto em termos estratégicos como em relação aos investimentos necessários para a empresa evoluir.

2. Planeje com antecedência

Faça um planejamento estruturado que direcione as ações do setor de Recursos Humanos. Alinhe a estratégia do negócio e os processos relacionados às pessoas. Questione como a organização pode ter ferramentas e processos de produtividade e desempenho que favoreçam a flexibilização da jornada de trabalho. Isso é muito importante para empresas que estão relacionadas às novas gerações, por exemplo.

3. Forme a equipe de RH para ajudar nesse processo

A equipe de RH é a primeira que deve estar atualizada sobre as novas tendências tecnológicas alinhadas com o negócio, para entender como elas podem ajudar no desenvolvimento da organização. Para fazer isso, proporcione grupos de estudos, cursos e ferramentas que tornem mais fácil essa preparação.

4. Crie processos e indicadores com metas atrativas

Você vai precisar de processos e ferramentas para projetar indicadores decorrentes do planejamento efetuado nas etapas anteriores. Se não fizer isso, corre o risco de as ações não passarem de sonhos e teorias. Além disso, é preciso acompanhar de perto os indicadores e apresentá-los a alta direção, que como vimos, deve estar comprometida em apoiar e patrocinar os projetos.

5. Crie momentos para o diálogo

Aproximar líderes e colaboradores é muito importante para que o processo fique mais ágil e para que as áreas tenham um termômetro de como as iniciativas e os acontecimentos da transformação digital estão impactando as pessoas, a rotina de trabalho e os processos. Além disso, a abertura para o diálogo será uma forte aliada para novas ideias que fornecerão mais ideias e motivação para a mudança do mindset.

Se você gostou desse artigo sobre mindset digital no RH: como ter, como aplicar e mais, assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

Por: Redator Grou

Especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Ama o mundo corporativo, tecnologias e está sempre antenado as tendências de mercado.

posts do autor

Junte-se a nós e receba conteúdos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios

Fale com a gente.