Profissionais resilientes e suas principais características

Os profissionais resilientes estão em alta no mercado! Afinal, após períodos de extrema complexidade, como nos últimos tempos epidêmicos que vivemos, nossa experiência diária proporciona o inesperado e o indesejado, bem como a diversão, o desafio e a felicidade também – sermos profissionais resilientes faz parte disso tudo.

Acompanhe conosco um pouco mais sobre a importância da resiliência profissional no cotidiano empresarial e como adaptar, não só a si mesmo, mas sua equipe, a esse novo tipo de soft skill.

Não pode ler agora? Ouça o conteúdo na íntegra:

 

A importância da resiliência profissional

Você sabe o que é resiliência profissional? Esse conceito, obviamente, vem da resiliência - qualidade psicológica que permite que algumas pessoas sejam derrubadas pelas adversidades da vida e voltem pelo menos tão fortes como antes. 

Em vez de deixar que dificuldades, eventos traumáticos, ou falhas os ultrapassam e drenem a sua determinação, pessoas altamente resistentes encontram uma maneira de mudar de rumo, curar emocionalmente, e continuar a mover-se em direção aos seus objetivos.

No mundo corporativo, não é diferente. Empresas buscam por aqueles profissionais resilientes que tenham a capacidade de se manter firmes mesmo em meio às adversidades. 

Com isso, além de agregarem ao negócio, utilizam essas competências profissionais para ajudar a construir uma cultura organizacional que favoreça à positividade e ao enfrentamento dos problemas que, como em toda corporação, podem vir a surgir. 

Enquanto diversas empresas estão tendo que fechar suas portas, outras continuam apostando em seus colaboradores para permanecer no mercado – e grande parte disso se deve à resiliência profissional que, provavelmente, seus líderes e gestores, assim como talentos, têm.

5 características dos profissionais resilientes

Sabendo da necessidade que as organizações têm de contratar e reter profissionais resilientes, separamos 5 características desses talentos:

1. Adaptabilidade

Profissionais resilientes são mentalmente e emocionalmente flexíveis. Eles também se sentem confortáveis com qualidades de personalidade contraditórias em si mesmos e nos outros. 

O indivíduo pode ser forte e gentil, sensível e duro, lógico e intuitivo, calmo e emocional, sério e brincalhão. Eles podem até pensar de forma negativa para alcançar resultados positivos. 

Além disso, esses colaboradores conseguem se adaptar facilmente às mudanças de cargo ou de tarefas, tornando o fluxo de trabalho mais fluido.

2. Inteligência emocional

Uma relação fidedigna e autêntica com suas emoções é uma das principais características dos profissionais resilientes. Eles não as deixam controlarem seu comportamento, e usam meios e linguagem apropriados para expressá-las. 

Ainda, são capazes de navegar na resolução de problemas complexos, sentindo as necessidades emocionais que podem estar por trás da situação. 

Conseguem, também, tomar decisões racionais quando necessário e mais emocionais quando requerem um pouco mais de “coração” e menos racionalidade. 

3. Otimismo

Um profissional que tenha como competência socioemocional a resiliência encontrará uma maneira de ver o outro lado do problema, porque sabe que os maiores contratempos muitas vezes trazem os maiores avanços e oportunidades de aprendizado. 

Ele pode não gostar de dificuldades, mas encontra sabedoria no final da experiência e consegue enxergar o lado positivo do todo.

4. Intuição

Aquele que acredita no que sente sobre algum assunto e também consegue resolver problemas usando tanto o lado racional quanto o emocional. Além disso, profissionais resilientes têm tendência a serem mais empáticos com os outros e as experiências diferentes de outras pessoas. 

Dessa forma, conseguem se posicionar melhor e se colocarem em outras posições para conseguirem tomar decisões que, de fato, consigam resolver adversidades.

5. Persistência

Colocar um foco e conseguir seguir até o final: essa é uma das principais características do profissional resiliente. Por isso e por visar um “final feliz”, ele não tem receios de fazer mudanças e ser flexível quando há a necessidade. 

A persistência é uma capacidade muito favorável à resiliência e talentos que a possuem tendem a continuar tarefas até o final e até que dê certo. 

Questionário da resiliência Grou

A Grou possui uma ferramenta capaz de avaliar todos os 8 componentes da resiliência e mapeá-los nos seus colaboradores. 

O Questionário de Resiliência é uma tecnologia que mede a capacidade das pessoas de responder de forma positiva às adversidades, desafios, pressão e mudanças no trabalho, analisando essas 8 características:

  • autoconfiança
  • otimismo
  •  direção com propósito
  •  adaptabilidade
  •  criatividade
  •  orientação para desafio
  •  controle emocional
  •  busca de apoio.

Quer saber como mapear o perfil comportamental dos seus colaboradores, avaliar os seus níveis de resiliência e fazer uma gestão assertiva para reter esses talentos? Confira as nossas soluções para gestão comportamental!

Deixe seu comentário!