A importância do processo de recrutamento e seleção bem estruturado

4 semanas atrás - por: Fernanda Fuhrmeister

Compartilhe:

O processo de recrutamento e seleção tem ganhado cada vez mais destaque, afinal ele possibilita que pessoas qualificadas façam parte do quadro de funcionários. Além disso, contribui para a construção de times altamente produtivos, que podem entregar melhores resultados à empresa.

No entanto, para se chegar aos resultados almejados, é crucial que o profissional de RH dê atenção ao assunto. Antigos métodos não possuem mais a mesma eficácia; é preciso investir em processos de RH mais atuais, inovadores e digitais — não por acaso, isso já está sendo feito por, ao menos, 56% das empresas.

Por entendermos a importância do assunto, reunimos algumas informações essenciais. Neste post, você vai descobrir a relevância do processo de recrutamento e seleção bem estruturado, além das principais etapas necessárias para alcançar o sucesso nessa empreitada. Boa leitura!

A importância de contratar a pessoa certa para o cargo

Alinhamento com a cultura da empresa

O primeiro aspecto significativo está relacionado ao alinhamento entre a cultura da empresa e do próprio candidato, o que é conhecido como fit cultural.

Quando um talento possui valores diferentes dos disseminados na instituição, é muito provável que problemas surjam. Também não há a aderência necessária para que um bom e longo relacionamento seja construído.

Além disso, um profissional com fit cultural é mais comprometido com o que deve ser feito na companhia. Ele respeita os valores e, se bem treinado, entrega bons resultados.

Formação de equipes de alto desempenho

Todo bom profissional de RH entende a importância do trabalho em equipe, indispensável ao sucesso. Se as equipes não forem bem formuladas, com profissionais de diferentes perfis comportamentais, é provável que nunca atuem com alto desempenho.

Logo, um processo de recrutamento e seleção eficaz deve garantir que o novo profissional seja contratado pensando também no time de trabalho. O talento deverá ter sinergia com os demais membros da equipe, apresentando um nível de habilidade equivalente e complementar aos outros.

Redução significativa do índice de turnover

O turnover é um dos indicadores mais importantes para o RH. Ele mede o nível de rotatividade dos profissionais, avaliando se está adequado ou se precisa de ajustes. Quando elevado, representa diversos prejuízos, incluindo financeiros.

Ao contratar o profissional certo, é provável que ele permaneça por muito mais tempo na empresa. Ele se sentirá mais habituado às práticas internas e aos colegas de trabalho, isto é, se comportará verdadeiramente como parte de uma família e não desejará sair tão cedo.

Melhora do clima organizacional

Por fim, há que se considerar a melhora do clima de trabalho. Quando o profissional certo é contratado, o número de conflitos interpessoais é muito menor, pois ele se adapta ao novo ambiente e à nova equipe de trabalho.

Para muitos, o clima organizacional é como uma atmosfera que influencia e é influenciada pelos colaboradores. Quando existe um clima positivo, é mais provável que o trabalho seja realizado com dedicação e satisfação pelos próprios envolvidos.

As principais dicas para o processo de recrutamento e seleção

Alinhe competência e afinidade com a cultura

Como destacado, os profissionais devem possuir afinidade com a cultura da empresa. No entanto, é conveniente que o RH tenha equilíbrio. Um profissional não deve ser contratado apenas pelo fit cultural, também é preciso analisar suas competências.

Compartilhe o processo seletivo com as lideranças

Melhor do que ninguém, o líder conhece sua equipe de trabalho e entende quem possui um perfil adequado para fazer parte dela. Então, envolva os próprios líderes na seleção, capacitando-os para que façam as perguntas certas e enxerguem os talentos mais adequados.

Use adequadas ferramentas para seleção de talentos

É cada vez mais importante que o RH utilize modernas ferramentas para a seleção de pessoas. Somente assim será possível atuar na vanguarda do mercado, destacar-se da concorrência e contratar verdadeiros talentos.

Atualmente, existem diversas tecnologias disponíveis, sendo a ferramenta de análise de perfil comportamental uma das mais expressivas. Isso porque ela permite identificar o perfil de cada candidato, realizar análises preditivas e definir se o profissional se encaixa ou não na vaga em aberto.

Construa uma forte marca empregadora

Como há certa escassez de mão de obra qualificada, é relevante que a companhia construa uma marca capaz de atrair os melhores talentos. A construção da marca empregadora é uma estratégia usada por algumas das maiores empresas do mundo.

Para tanto, transforme os atuais empregados em verdadeiros promotores. Incentive-os a falar bem da instituição para amigos e familiares, contar suas histórias de sucesso nas redes sociais e fazer vídeos mostrando como é bom atuar na empresa.

A jornada do candidato à vaga de emprego

Finalmente, é preciso considerar a jornada do candidato ao longo do processo seletivo. Muitos talentos iniciam na seleção, porém alguns desistem ao longo do caminho. Isso é sinal de que a jornada do candidato está deixando a desejar!

Imagine o cliente. Sua jornada começa com a identificação de uma necessidade e termina no ato da aquisição de um produto ou serviço. Os empreendimentos devem considerar cada uma das etapas para melhorar a experiência de compra. No processo seletivo em uma empresa não é diferente, sendo importante saber que as etapas da jornada do candidato são:

  • descoberta — o profissional identifica uma vaga em aberto;

  • interesse — vê que é uma boa oportunidade de trabalho para ele;

  • candidatura — realiza sua inscrição no processo seletivo;

  • seleção — participa de dinâmicas, provas e entrevistas;

  • contratação — o profissional é efetivado na empresa.

Todo o processo de recrutamento e seleção deve ser pensado para tornar a descoberta da vaga mais fácil, despertar o interesse no candidato, oferecer funcionalidade na candidatura, otimizar a clareza na seleção e promover a contratação do candidato ideal.

Como você pode observar, existem muitas vantagens em construir um processo seletivo adequado. Por meio dele, é possível contratar profissionais alinhados à cultura da empresa, formar equipes de alto desempenho, reduzir a evasão de talentos e melhorar o clima organizacional. No final, todo o negócio, em seus diversos níveis e áreas, será beneficiado.

Agora que você entendeu melhor a importância do processo de recrutamento e seleção, aproveite para continuar aprendendo conosco conferindo este outro artigo sobre por que é relevante avaliar o perfil comportamental de candidatos no recrutamento!

Por: Fernanda Fuhrmeister

Diretora de Operações na Grou, Psicóloga e empresária. Nasceu no dia de São Francisco, naturalmente protetora e apaixonada pelos animais. Sua missão é impactar positivamente as pessoas, através de seu trabalho.

posts do autor

Junte-se a nós e receba conteúdos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios

Fale com a gente.

1 / 3

2 / 3

3 / 3