Afinal, qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

12 meses atrás - por: Redator Grou

Compartilhe:

Treinamento e desenvolvimento são duas modalidades de educação corporativa fundamentais para as empresas. Com elas, é possível melhorar o desempenho da equipe e promover a realização de um trabalho de mais qualidade e efetividade.

Porém, é muito importante saber diferenciar esses conceitos, pois eles se referem a modalidades distintas de aperfeiçoamento profissional. O foco, a estratégia e os objetivos são divergentes, mas ambas as medidas se complementam na melhoria da performance do empreendimento.

Quer aprender a diferença entre treinamento e desenvolvimento? Confira nosso post e saiba mais sobre o tema!

O que é treinamento?

O treinamento é uma capacitação de profissionais direcionada para a aprendizagem de habilidades específicas. Ele é uma forma de educação corporativa bem pontual e focada.

Normalmente, a necessidade de um treino surge depois de uma análise da empresa que notifica que alguma atividade não vai bem. Com esse diagnóstico, a corporação pode realizar uma capacitação para tentar melhorar algum processo que está em déficit. 

Ou seja, o treinamento é uma resposta a uma demanda de aprimoramento de habilidades. A medida é bastante pontual e também busca corrigir problemas de forma imediata. Mas podem ocorrer esses cursos também para a inserção de novas ferramentas, inovações e tecnologias.

Os treinamentos são realizados coletivamente, a partir de cursos presenciais ou à distância, aulas, palestras, visitas técnicas, ensino de conteúdo em serviço e congressos. É importante notar que o treino apresenta um conteúdo demarcado, fixo e padronizado.

Você pode ter um treinamento para a aprendizagem do uso de um novo software, para o manejo de uma máquina nova, para aprimorar os relatórios da empresa que não estavam ficando com boa qualidade, por exemplo. Quando um colaborador acaba de ser contratado, é comum que ele passe por um treino para aprender a manejar algum recurso do seu trabalho.

O que é desenvolvimento?

O desenvolvimento é um conjunto de procedimentos voltados para o aprimoramento da performance no trabalho a longo prazo. A proposta não é de focar em uma habilidade específica, como no treinamento, mas sim incentivar o amadurecimento pessoal e profissional.

Geralmente, o processo é realizado junto aos gestores e conduzido individualmente. Além disso, ele surge de um olhar para o futuro. A intenção é que o trabalhador cresça e se aprimore para que ele possa gerar mais resultados.

Ou seja, você antecipa tendências, demandas, necessidades, oportunidades e potenciais, além de direcionar a formação do colaborador a partir de um olhar para o futuro. Dessa maneira, ele pode ser realizado através do coaching, mentoring e no trabalho com a vivência de experiências.

O desenvolvimento é mais generalista, já que a prática dos gestores demanda mais flexibilidade e conhecimentos amplos. Por isso, essa modalidade de aperfeiçoamento profissional busca fortalecer as bases de saberes desses líderes para que eles possam realizar suas atividades de forma mais efetiva. A maneira de desenvolver o processo é menos estruturada do que no treinamento.

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

Os dois processos têm em comum o fato de serem medidas para a educação profissional. Porém, há várias diferenças entre eles.

O treinamento foca em habilidades técnicas e é bem pontual, podendo ser realizado em alguns dias ou até mesmo em algumas horas. Além disso, ele atende principalmente a equipe de colaboradores e, normalmente, ocorre após um diagnóstico de que algo não vai bem na organização ou então para a inserção de algum recurso novo. A condução das atividades é, no geral, realizada em grupo.

O desenvolvimento tem como objetivo maior o amadurecimento pessoal e profissional. É um processo que pode levar anos, sendo um aprimoramento contínuo voltado para os gestores e lideranças. Ele ocorre a partir de um olhar para o futuro, que antecipa tendências e oportunidades e, normalmente, é conduzido de forma individual. 

Quais as vantagens do treinamento para a organização?

O treinamento permite que a organização possa resolver questões que foram diagnosticadas no negócio de forma mais imediata e focalizada. O processo é voltado para a remediação de algum tipo de dificuldade que o empreendimento está enfrentando.

Sem essa modalidade de preparação de profissionais, a questão continuaria defasada, o que prejudicaria o desempenho da corporação no mercado. O impacto na produtividade e na qualidade dos serviços é muito forte, o que faz com que a capacitação seja uma ferramenta extremamente necessária.

Nenhum time se forma com perfeição e é natural que algumas habilidades precisem ser desenvolvidas ou aprimoradas. Assim, o treinamento tem um papel fundamental para corrigir problemas e melhorar a performance do negócio.

Além disso, equipes que realizam capacitações se tornam mais engajadas e motivadas, pois percebem que a organização acredita em seu potencial. Isso faz com que os profissionais sejam mais dedicados e trabalhem melhor. Esse tipo de formação também evita que a o grupo fique estagnado, pois promove uma constante reciclagem de conhecimentos.

Quais as vantagens do desenvolvimento para a empresa?

O desenvolvimento é uma forma de educação corporativa de longo prazo que oferece condições para o crescimento pessoal e o amadurecimento profissional. Ele permite que o colaborador possa aproveitar ao máximo as suas potencialidades no trabalho por meio de exercícios, diálogos, reflexões e aprendizagem de conteúdos relevantes para a carreira.

O trabalhador que passa por essa oportunidade se vê em um processo de transformação positiva em que ele pode se aprimorar constantemente, superando seus limites e vencendo desafios.

A medida proporciona mais motivação, uma visão ampla do negócio e posturas mais maduras. Além disso, o colaborador se torna uma liderança mais forte, capaz de guiar o time por meio do exemplo, tornando-se uma figura que inspira confiança na equipe.

Treinamento e desenvolvimento são dois processos fundamentais para a empresa pois propiciam a melhoria na qualidade do trabalho e mais motivação e engajamento. Eles são dois caminhos completamente diferentes, mas que se completam.

O ideal é que a corporação realize os dois procedimentos para que a sua equipe esteja em constante aprimoramento. Ao fortalecer o seu time e os gestores do seu empreendimento, é possível promover melhorias globais na organização e, com isso, impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de equipes? Aproveite e compartilhe aqui nos comentários!

Por: Redator Grou

Especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Ama o mundo corporativo, tecnologias e está sempre antenado as tendências de mercado.

posts do autor

Junte-se a nós e receba conteúdos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios

Fale com a gente.