Resiliência no trabalho: uma capacidade essencial

Resiliência no ambiente de trabalho é a capacidade de superar as adversidades de forma equilibrada e adequada à resolução das questões impostas. Faz parte do perfil resiliente a capacidade de analisar o momento de se afastar ou partir para a resolução do problema, enfrentando-o com equilíbrio emocional.

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A resiliência no trabalho pode ser entendida como a capacidade do profissional lidar com situações de estresse e voltar ao seu estado emocional normal de forma rápida, a fim de garantir os seus resultados.

Essa competência é extremamente importante porque o mercado de trabalho está em constantes mudanças, decorrentes principalmente da globalização, dos avanços tecnológicos, da competitividade, da cobrança por resultados e pela instabilidade econômica que vive o país.

Assim, a resiliência no trabalho é uma competência fundamental para se alcançar o sucesso profissional. Ao longo dessa leitura, você vai saber por que esta é uma competência fundamental no mercado. Acompanhe!

O que é resiliência no ambiente de trabalho?

A resiliência é um conceito originário da física e significa a capacidade que alguns materiais têm de voltar ao seu estado original sem deformação após serem submetidos à pressão.

Na ciência humana, ela é definida como a capacidade do indivíduo de superar as adversidades sem ser afetado de modo negativo e permanente por elas.

No século XXI, a capacidade do profissional em lidar com as dificuldades e transformá-las em oportunidades é apontada por 71% dos executivos como a mais valorizada competência no mercado de trabalho, conforme dados de pesquisa da Consultoria Accenture.

Por que a resiliência no trabalho é importante?

As mudanças sociais e econômicas da sociedade moderna geram uma grande pressão nos profissionais que atuam no meio corporativo.

O cumprimento de metas, aumento da responsabilidade, stress e desafios dentro das empresas, o receio do desemprego e a instabilidade econômica, são alguns fatores que exigem uma postura resiliente dos profissionais.

Além das pressões no trabalho, o indivíduo ainda tem que lidar com a agitação da vida diária, como trânsito, segurança, problemas de relacionamento e pressões financeiras.

A maneira como cada pessoa reage a essas situações depende da atitude de cada uma. E, se fosse necessário mudar os planos, isso seria encarado de forma assustadora ou desafiadora?

Se tivesse diante de um problema, o mesmo seria evitado ou enfrentado? Essa variação de reações está relacionada ao perfil de resiliência de cada um.

Logo, independe do seu estágio de resiliência, é preciso estar atento para desenvolver cada vez mais essa competência. Isto porque no ambiente organizacional é esperado que os colaboradores consigam suportar a pressão diária e lidar com as mudanças e exigências da empresa.

E ainda mais do que isso: as empresas esperam que os profissionais sejam capazes de se adaptar de maneira rápida e eficaz aos novos desafios, atuar com competência mesmo sob pressão e também demonstrar criatividade.

Ademais, é preciso encontrar soluções, mesmo com poucos recursos, e manter a calma, a integridade e a alta performance em situações adversas.

Quais os benefícios da resiliência no trabalho?

Pesquisas indicam que a resiliência está relacionada a altos níveis de engajamento e performance dos funcionários e a uma melhor saúde e bem-estar, pois atua como um “amortecedor” contra o stress e a Síndrome de Burnout.

Algumas organizações, por entenderem a importância de promover a resiliência em seus colaboradores, implementaram programas de desenvolvimento dessa capacidade.

Veja os resultados do desenvolvimento da resiliência:

  • – funcionários mais engajados com a empresa;
  • – melhora no desempenho e na eficiência nas tarefas;
  • -redução da incidência de doenças e de acidentes, bem como dos efeitos do stress na organização.

Mas como identificar um profissional resiliente?

A A&DC, multinacional da Inglaterra, líder mundial em análise de perfil comportamental, define a resiliência como:

“Capacidade do indivíduo de se adaptar positivamente à pressão, adversidades, desafios e mudanças a fim de atingir e manter o pico da eficácia pessoal. Entende que todos os indivíduos são resilientes, mas cada um tem o seu perfil de resiliência.”

Partindo dessa premissa, desenvolveu o Questionário de Resiliência, que é a primeira ferramenta voltada para o ambiente organizacional.

O objetivo da ferramenta não é dizer se a pessoa é resiliente ou não, mas, sim, compreender o perfil de resiliência do colaborador, quais seus pontos fortes e como desenvolver cada um dos oito componentes da resiliência mensurados pela ferramenta:

  • – otimismo;
  • – adaptabilidade;
  • – busca de apoio;
  • – direção com propósito;
  • – criatividade;
  • – autoconfiança;
  • – orientação para o desafio e controle emocional.

Em ambientes organizacionais, é importante desenvolver a capacidade de resiliência dos colaboradores em razão da necessidade de resultados e adaptações para atender o mercado que está em constantes mudanças e a cada dia exige mais dos profissionais.

Como promover a resiliência no trabalho?

Para promover a resiliência no trabalho, o primeiro passo é incentivar o desenvolvimento dessa competência por meio do autoconhecimento. Dessa forma, será possível lidar melhor com questões como raiva e falta de equilíbrio emocional.

A empresa pode fomentar o desenvolvimento dessa competência com reconhecimento de boas ações, além de incentivar a criatividade. Ainda, é preciso abrir a discussão das soft skills, já que o desenvolvimento dessas competências também é fundamental para alcançar a resiliência no trabalho.

Com isso, será possível que os colaboradores saiam do “piloto automático” e passem a buscar reprogramar suas mentes para uma rápida recuperação após eventos inesperados e indesejados.

A adoção de uma postura positiva diante desses fatos também é fundamental para o alcance do sucesso nas atividades propostas.

Qual a importância da resiliência no trabalho para a liderança?

O desenvolvimento da resiliência é essencial para o sucesso de um profissional em qualquer ambiente de trabalho, principalmente em cargos de liderança.

Isso porque esses profissionais sofrem mais pressão por resultados e são mais exigidos quando o assunto é tomada de decisão. Além disso, precisam ter um alto grau de dinamismo, produtividade e cumprimento de metas.

Portanto, para ser objetivo na identificação de talentos e no desenvolvimento dos componentes de resiliência, é fundamental conhecer o perfil de resiliência de cada colaborador.

Esse é o ponto de partida para o aumento da resiliência e para identificar como o colaborador responderá diante das mais diversas situações de pressão no trabalho.

Como vimos ao longo desta leitura, a resiliência no ambiente de trabalho é uma competência altamente estratégica, fundamental para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho. Para as empresas, é fundamental poder contar com esses profissionais, visto as exigências do mercado e do próprio ambiente corporativo.

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